01/10/2025 às 18h40 - Atualizado em 01/10/2025 às 18h47

DER celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa com evento na Transitolândia

Cerca de 100 participantes tiveram uma manhã de aprendizado, lazer e cultura

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio da Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia), celebrou o Dia Internacional da Pessoa Idosa em parceria com a Subsecretaria da Pessoa Idosa, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas do Programa Viver 60+, das unidades de Sobradinho e Planaltina, em uma programação que combinou aprendizado, diversão e valorização da pessoa idosa.

As atividades tiveram como foco a segurança no trânsito e a promoção da qualidade de vida. A programação incluiu lanche com distribuição de picolés e apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Os participantes ainda assistiram a uma peça teatral, participaram de passeios em carrinhos elétricos e no encerramento, todos receberam kits informativos no anfiteatro da Transitolândia.

Para a diretora de Educação do DER, Graziela Portela, a ação reforça a necessidade de integração e valorização dos idosos na sociedade. “Homenagear os idosos é reconhecer que eles merecem lazer, cultura e educação. Mesmo com tanta experiência de vida, é fundamental lembrarmos que o envelhecimento pode trazer limitações cognitivas. Por isso, integrar, orientar e valorizar esse público é uma forma de promover segurança e qualidade de vida”, afirmou.

Entre os homenageados, a aposentada Ivani da Cunha, de 65 anos, destacou a relevância do encontro. “Eventos como este são muito importantes para nós. Aprendemos dicas valiosas de segurança e ainda temos a oportunidade de nos divertir e socializar. É bom saber que se importam conosco e que trabalham para tornar o trânsito mais seguro para todos.” 

Já Elizabete de Oliveira, também de 65 anos, ressaltou que vai compartilhar o que aprendeu no evento.  “Tudo o que aprendi aqui sobre trânsito vou compartilhar com meus amigos. Foi um dia divertido, mas também de muito aprendizado. Infelizmente, nem todos respeitam os idosos no trânsito, mas hoje entendi ainda mais a importância de estar sempre atenta e obedecer às leis.”

O superintendente de Trânsito do DER, Elcy Ozório dos Santos, também participou do evento e destacou, com bom humor, a importância da integração: “Agora que faço parte do grupo dos idosos, sei ainda mais o valor de iniciativas como esta. Aprendizado é para a vida toda, e compreender que todos fazemos parte do trânsito é essencial.” 

A coordenadora do Programa Viver 60+, Edivânia Machado Guimarães, celebrou a parceria: “Estamos muito felizes com essa ação. O evento representa um momento especial na vida de cada idoso, elevando a autoestima e promovendo saúde, qualidade de vida e bem-estar.”

O presidente do DER reafirmou o compromisso da autarquia com a causa: “Nosso empenho é criar um ambiente viário mais seguro e acolhedor para os idosos e para todos os modais. Com educação e conscientização, podemos reduzir os riscos e garantir mobilidade com dignidade para cada cidadão, independentemente da idade.”

A iniciativa contou ainda com o apoio do Restaurante Fogão, que sorteou vouchers de almoço, e da Clínica Matsumoto, responsável pela entrega de kits de cosméticos.