GDF homenageia o engenheiro mineiro que atuou em diversas construções viárias da capital
Nesta sexta-feira (11), foram instaladas as placas com o novo nome do túnel de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, que passou a se chamar “Túnel Engenheiro Dalmo Rebello”. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do decreto Nº 43.635, publicado no DODF, em 10/08/2022, que dispõe sobre a denominação do túnel de acesso ao aeroporto, faz justa homenagem ao engenheiro mineiro Dalmo Rebello Silveira, que participou ativamente de importantes construções na capital federal.
Fauzi Nacfur Júnior, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), esteve presente ao evento de colocação das placas do “Túnel Engenheiro Dalmo Rebello”, que aconteceu nesta manhã. A viúva do homenageado, Marlene Gissoni, e seus filhos Dalmo Jr, Elza Gissoni, Paula Gissoni e Ricardo Gissoniparticiparam da homenagem.
“É importante reconhecer o trabalho de pessoas que lutaram pela coletividade e para melhorar a nossa cidade. Ficamos muito felizes com essa homenagem porque tivemos o privilégio de trabalhar com o Dalmo, que nos dava aula todos os dias, sempre nos apontando soluções inovadoras para os problemas viários da cidade”, ressaltou Nacfur.
O engenheiro elétrico-mecânico atuou durante 55 anos na busca de soluções energéticas e viárias que pudessem proporcionar mais qualidade de vida aos brasilienses. Nascido em 1939, na cidade mineira de Pouso Alegre, o engenheiro formou-se no Instituto Eletro Mecânico de Itajubá (MG), em 1963.
No ano seguinte, Dalmo Rebello mudou-se para Brasília e começou a trabalhar na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), no “Departamento de Força e Luz”, que foi transferido, em 1968, para a Companhia de Eletricidade de Brasília (CEB), onde trabalhou como diretor de distribuição, de 1982 a 1985, e lá permaneceu até se aposentar.
Na CEB, foi responsável pelos projetos de distribuição de energia elétrica e de iluminação pública das cidades satélites de Taguatinga, Gama, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Guará I, Guará II, Setor de Indústria, Lago Sul, Lago Norte, Park Way e de várias superquadras do Plano Piloto.Dalmo Rebello atuou diretamente em outros projetos de grande relevância para Brasília.
É o caso do sistema binário nas avenidas W4 e W5, Sul e Norte; mão dupla no viaduto da L2 Norte (em frente ao DNIT); travessias no canteiro central da W3 Sul e L2 Sul; estacionamentos nas entrequadras 300 sul (via W1) e 200 sul (via L1). Além de ter participado ativamente na idealização de obras, como: túnel sob o balão do aeroporto; túnel sob a Praça do Buriti, ligando a EPIG à EPAA; e o grande anel viário do Distrito Federal passando pelos estados de GO e MG.
O engenheiro também trabalhou na Secretaria de Obras, de 1988 a 1995 e de 1998 a 2010, e na Secretaria de Transportes, de 2011 a 2015. Nesses períodos, colocou em prática uma de suas grandes paixões: propor soluções para melhorar o trânsito de Brasília.
Em março de 2019, Dalmo Rebello faleceu de leucemia, após um ano de lutacontra a doença.
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