Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/24 às 17h31 - Atualizado em 21/06/24 às 17h34

Servidores do DER-DF trabalham na produção de placas com acessibilidade para o Museu do DER (MuDER)

As placas de identificação do Museu a Céu Aberto baseiam-se em um dos modelos previstos no Plano Diretor de Sinalização Urbana do Distrito Federal, que permite fácil leitura a cadeirantes e a pessoas de diferentes estaturas.

 

O Museu Histórico, Artístico e Científico do DER-DF (MuDER) conta com o apoio da Superintendência de Operações (SUOPER) em diversas atividades que fazem parte da implantação do Museu a Céu Aberto (MCA), dentre elas: a) a revitalização dos equipamentos expostos no museu; b) a criação de toda a infraestrutura de suporte à exposição das peças, da qual fazem parte as coberturas de policarbonato, as bases de concreto e as placas de identificação dos objetos.

 

Para mais informações sobre a construção das bases e a revitalização dos equipamentos, clique abaixo, nos respectivos links:

 

Revitalização das peças do Museu.
Construção das bases de concreto.

 

As placas de identificação estão sendo produzidas pela equipe do Núcleo de Fabricação e Recuperação de Placas Urbanas (NUFAR), chefiada pelo servidor Josaquim Miranda. O servidor, que está no DER-DF há 11 anos, enfatizou a satisfação em poder contribuir com o museu:

 

“Atualmente, temos uma demanda média de quatrocentas placas por mês. Apesar disso, a equipe sempre se mobiliza para também atender às demandas do Museu do DER-DF, pois cremos que a história do Órgão é muito rica e, para nós, é uma satisfação fazer parte desse processo”.

 

Maria Luzia Borges, Gerente de Sinalização Vertical Urbana (GESUR), completou:

“A sociedade tem demandado cada vez mais os trabalhos de fabricação e implantação das placas de sinalização, mas os núcleos respectivamente responsáveis por essas atividades têm se empenhado em atender a essas necessidades da melhor forma possível.”

 

As placas de identificação do Museu a Céu Aberto baseiam-se em um dos modelos previstos no Plano Diretor de Sinalização Urbana do Distrito Federal, que permite fácil leitura a cadeirantes e a pessoas de diferentes estaturas. Também pensando na acessibilidade, as placas fornecem as principais informações sobre as peças, com textos em português e inglês, além de braile, em ambos os idiomas.

 

As placas também contêm mapas indicativos do local onde a peça se encontra, além de um QR Code, que aponta para o site do MuDER, no qual o usuário poderá acessar as fichas catalográficas completas de todos os objetos do acervo.

 

“Essa é mais uma demonstração do empenho, dedicação e comprometimento dos servidores do DER-DF, que a exemplo de seu corpo dirigente, enxergam o valor desse projeto como um legado da importante trajetória histórica do Departamento. História essa que permeia a da própria cidade, para as gerações futuras de seus servidores, bem como para toda a sociedade”, completou o presidente da Comissão de Criação do MuDER, Mauricio Marques.

 

Veja, abaixo, imagens das placas do Museu a Céu Aberto.

 


Placa finalizada, após adesivação.

 

 


Placa nua.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares
Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030
Telefone Geral: 3111-5500 - Telefone para Atendimento sobre Multas: 156 (caso esteja no DF) ou 0800 644 0156 (caso esteja fora do DF)