Investimento de R$ 13,5 milhões leva mais segurança ao trânsito e maior eficiência ao escoamento agrícola da região; obra gerou aproximadamente 70 empregos
Além de receber pavimentação, o trecho de 7,5 km das rodovias vicinais VC-383 e VC-379 também foi alargado, aumentando a segurança e o conforto dos condutores | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Com um investimento de R$ 13,5 milhões, a chegada da pavimentação mudou a rotina de quem trafega entre a área rural do Gama e o Jardim Serra Dourada, em Santo Antônio do Descoberto (GO). A obra – que gerou cerca de 70 empregos e hoje beneficia mais de 10 mil pessoas, entre moradores, produtores rurais e motoristas – foi inaugurada nesta segunda-feira (10) pelo Governo do Distrito Federal (GDF), atendendo a uma demanda de mais de 20 anos da comunidade local.
O governador Ibaneis Rocha destacou que esse é mais um pedido atendido por este GDF em benefício da população: “Foram diversos governadores que passaram, vieram aqui, prometeram e não fizeram. Eu não estive aqui na campanha, não prometi e estou entregando. Então, isso nos traz muita alegria.”
“Temos dado uma atenção muito grande para as áreas rurais, que estavam abandonadas há muito tempo. Já fizemos diversos quilômetros de asfalto e iluminação nessas regiões para beneficiar aqueles que resolveram morar nas áreas rurais do DF. Eu que venho do interior do Piauí sei da importância que tem o investimento público para melhorar a vida das pessoas que moram no campo, e que produzem para que a cidade possa crescer”, concluiu o chefe do Executivo.
“Quando concluímos obras como essa, estamos levando mais do que asfalto para a população. Estamos conferindo segurança, agilidade e conforto para as pessoas se deslocarem, além de contribuir diretamente para a qualidade de vida da população em todas as regiões do DF, que é o propósito maior do nosso trabalho como gestores”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.
Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a pavimentação perpassa um trecho de 7,5 km das rodovias vicinais VC-383 e VC-379, que também foram alargadas, aumentando o nível de segurança e conforto dos condutores. O trabalho consistiu na extensão e na concretagem da via, que agora tem duas faixas de 11 metros e dois acostamentos de 2,5 metros cada, sendo um de cada lado da via.
“É uma importante obra que, ao longo do tempo, foi muito demandada. Em época de chuva era atoleiro, e na seca era poeira, trazendo problemas de saúde. Hoje, o asfalto trouxe desenvolvimento, progresso e resolveu por completo os problemas para essa região que executa importantes atividades agrícolas, sociais e religiosas”, defendeu o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante.
O serviço incluiu terraplenagem, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além da construção de uma nova ponte. Do total investido na empreitada, parte é proveniente de emenda parlamentar dos deputados distritais Jaqueline Silva, Eduardo Pedrosa e Daniel Donizet, e da fonte 161 (recursos de dividendos).
“Os relatos são de que de quatro governos para trás esse era o grande desafio. Ninguém tinha coragem de pôr dinheiro aqui. Prometiam, mas não faziam. E nós fizemos e estamos agora entregando para essa população que tanto merece”, acrescentou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
A chegada do asfalto atende a um pedido antigo de condutores que usam a divisa entre o Distrito Federal e o Goiás e, principalmente, de quem vive na região. “Todos se beneficiaram muito, estão felizes, contentes, é uma obra maravilhosa. Eu esperava menos e estou vendo que fizeram bastante. Só tenho que agradecer, foram 20 anos correndo atrás”, afirma a madre Hildegardis Pereira Nunes, 61 anos, que está à frente do Convento Pequenas Missionárias de Maria Rosa Mística, localizado às margens da VC-383.
DER
SAM Bloco C - Setor Complementares Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500 - Telefone para Atendimento sobre Multas: 156 (caso esteja no DF) ou 0800 644 0156 (caso esteja fora do DF)