Pessoas de todas as idades foram orientadas sobre atitudes que garantem um trânsito mais seguro
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio da Diretoria de Educação de Trânsito e da Diretoria de Fiscalização de Trânsito, concluiu, nesta terça-feira (13), as ações efetuadas em meio ao período de pré-Carnaval e nos dias oficiais de folia. Durante a Campanha Carnaval 2024 cerca de 4.500 pessoas foram atendidas nas ações. Nas atividades de fiscalização os agentes efetuaram 829 abordagens a veículos.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da mistura de álcool e direção e de reforçar a importância do respeito às leis de trânsito, foram realizadas blitzen de fiscalização educativa. Todas as atividades de utilidade pública visaram diminuir os riscos de acidentes para todos os modais.
Conscientização e diversão
No sábado de Carnaval (10), em uma atividade integrada do GDF Mais Perto do Cidadão, em uma ação de combate à dengue efetuada em Vicente Pires, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), aproximadamente 300 pessoas receberam informações para reduzir o número de acidentes nas estradas.
No domingo (11), uma grande atividade voltada principalmente às crianças, mas que orientou o público de todas as faixas etárias, foi realizada em um shopping da cidade. A equipe deu orientações de como manter o trânsito cada vez mais seguro para cerca de três mil pessoas que estiveram no centro comercial.
Fiscalização
O DER/DF executou uma série de operações de fiscalização de trânsito planejadas para as principais rodovias do Distrito Federal durante o período carnavalesco.
O conjunto de atividades que compreendeu a operação teve início no final de semana de pré-carnaval, porém contou com reforço no feriado prolongado da festa popular, no período entre sexta-feira (9) e a terça-feira (13). A ação teve como foco o combate à combinação de álcool e direção, uma das principais causas de sinistros de trânsito.
Além da fiscalização de alcoolemia, outras condutas também foram alvo da fiscalização por parte dos agentes de trânsito rodoviário, como verificação dos itens obrigatórios dos veículos, utilização do cinto de segurança, estado de conservação dos pneus, funcionamento do sistema de iluminação, como também a habilitação dos condutores.
Durante as ações da Operação de Carnaval, o DER/DF que contou com a parceria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizou 829 abordagens a veículos, das quais foram registrados 74 condutores que recusaram o teste do etilômetro, 11 motoristas flagrados sob a influência de álcool, 121 veículos não licenciados, 39 condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e 32 condutores inabilitados, dentre outras infrações registradas.
De acordo com a superintendente de trânsito substituta do DER-DF, Graziela Portela, o objetivo da campanha foi amplamente alcançado. “Durante as ações realizadas neste Carnaval, o DER atingiu, mais uma vez, o propósito de fazer com que o maior número possível de pessoas perceba que respeitar as leis de trânsito faz toda a diferença para reduzir o número de sinistros e preservar vidas em todos os modais”, ressalta a superintendente.
DER
SAM Bloco C - Setor Complementares Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500 - Telefone para Atendimento sobre Multas: 156 (caso esteja no DF) ou 0800 644 0156 (caso esteja fora do DF)