Entre os dias 27 e 29 de março aconteceu, no Auditório Engenheira Célia Silva de Menezes Senna, o 1° Curso de Manejo de Resíduos no âmbito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).
O curso tratou sobre conceitos e noções sobre resíduos, importância ambiental do manejo de forma correta, caracterização e classificação dos principais resíduos gerados no DER/DF, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, destinação final e disposição final que está sendo dado através do contrato 020/2022.
Foram inscritas 72 pessoas de diversos setores da autarquia e também de outros órgãos. Dentro da casa, a ênfase dos conteúdos ministrados foi para os servidores da Diretoria de Equipamentos, Manutenção e Transporte (Demat) e da Diretoria de Produção Industrial e Sinalização (Dipis) – diretorias da Superintendência de Operações, que estão diretamente envolvidas na produção e manejo de resíduos no DER/DF.
A gestora do contrato 020/2022, Maria Luzia Ferreira, conta como foi a participação dos outros órgãos no curso. “Também contamos com servidores de algumas administrações regionais e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos e táticos – teórico-práticos – dos diversos aspectos relacionados às características gerais dos resíduos e sobre a importância da destinação correta”, destacou.
Confira como foi cada dia do curso
Segunda-feira (27)
A abertura do evento contou com a participação do presidente do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior e do presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
Para o presidente do órgão, é de suma importância que a autarquia promova cursos voltados às áreas técnicas. “O conhecimento dos nossos servidores tem que ser constante, porque a cada dia surgem novas informações e modernização dos serviços, então é muito bom podermos contar com a atualização da nossa equipe”, disse Fauzi.
A palestra inicial teve o tema Políticas Ambientais aplicadas no âmbito do Distrito Federal, com a palestrante convidada Simone de Moura Rosa, diretora de fiscalização do Ibram.
Em seguida, foi apresentado um Panorama da Gestão de Resíduos no Distrito Federal, pela analista de atividades da Secretaria do Meio Ambiente, Maria Fernanda Teixeira.
Na sequência, a analista ambiental da Cimento Planalto (Ciplan), Cristiani Maria da Silva ministrou sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Manejo dos Resíduos Produzidos na Indústria do Cimento.
E, por fim, o assunto Plano de Gerenciamento dos Resíduos do DER/DF foi o tema da palestrante servidora da Dimam, Cátia dos Santos Conserva.
Terça-feira (28)
O segundo dia de curso contou com duas palestras. A primeira, com o tema Diagnóstico e Identificação dos Resíduos Gerados no DER/DF foi ministrada pelo servidor da Dimam, Edgar Rodrigues Rocha.
Em seguida, o tema proposto foi Atividades Desenvolvidas pela Empresa Recintec, com o engenheiro Giltamir Baptista.
Quarta-feira (29)
O 3º e último dia de curso foi externo, com uma visita ao local de destinação final dos resíduos recolhidos no DER/DF, em Cesarina (GO). A visita contou também com a vistoria técnica realizada na empresa RNV Resíduos.
O curso teve o objetivo de capacitar os servidores quanto a separação e manejo desses resíduos para que a empresa possa fazer o recolhimento da maneira mais eficiente possível do material, disse o diretor de Produção e Sinalização, Jefferson Souza Oliveira.
“O DER contratou uma empresa pra fazer o recolhimento dos resíduos industriais do órgão, todos os resíduos poluentes da oficina, fábricas e distritos. Isso é uma quebra de paradigma onde o DER está cada vez mais desenvolvendo práticas sustentáveis em suas atividades”, finalizou.
A organização do curso
O curso foi planejado e desenvolvido pelos gestores do contrato 020/2022, Maria Luzia Ferreira Borges, Cyrino Flavio Ferreira Silva e Juliano Gomes de Oliveira.
A equipe contou com apoio do superintendente de Operações, Murilo de Melo e do diretor de Produção e Sinalização, Jefferson Souza Oliveira, que incentivaram a iniciativa e ofereceram todo apoio aos servidores que manifestaram interessem no curso, inclusive disponibilizando recursos para o coffee break e os veículos para o transporte dos servidores.
O grupo contou também com a colaboração do chefe do Núcleo de Desenvolvimento Capacitação (Nudec), Djalma Nobre e da diretora do Meio Ambiente, Maria Dulcinéia Xavier, e contou com a parceria das empresas Recintec e GE Soluções.
DER
SAM Bloco C - Setor Complementares Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500 - Telefone para Atendimento sobre Multas: 156 (caso esteja no DF) ou 0800 644 0156 (caso esteja fora do DF)