A Coordenação de Tecnologia da Informação desenvolveu uma solução inovadora para catalogação e disponibilização online do acervo
O Museu Histórico, Artístico e Científico do DER/DF (MuDER) conta com o apoio da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTINF), que vem se dedicando ao desenvolvimento de uma solução utilizada para catalogação e disponibilização on-line do acervo do Museu.
A catalogação, que é obrigatória por lei e fundamental para o controle do acervo, consiste no levantamento minucioso de uma série de informações referentes ao objeto catalogado, seguido pelo registro na chamada “ficha catalográfica”.
Essas fichas, antigamente preenchidas em papel, têm sido gradativamente substituídas nos museus por versões informatizadas, que apresentam inúmeras vantagens como a maior rapidez de cadastro, melhor possibilidade de controle, de incorporação de imagens e de arquivos complementares em PDF. Além de maior facilidade no acesso à informação.
Por conta dessas vantagens, e em consonância com a tendência de outras instituições do gênero, o MuDER já iniciou seu processo de documentação museológica de maneira totalmente informatizada, utilizando uma ficha catalográfica bastante completa, com mais de cinquenta campos.
Isso só foi possível graças à solução para catalogação de acervos museológicos desenvolvida pela CTINF no sistema “Arquivo Digital”, que já havia sido concebido por essa Coordenação para o cadastro de documentos e que, agora, recebeu um novo ambiente para o cadastro de objetos.
Conforme explicou o Coordenador de Tecnologia, Jessé Gouvêa, “com uma solução tecnológica para controlar o acervo do Museu desenvolvida pelo próprio DER/DF, o ganho é estratégico, pois a concepção, customização e regras de negócio ficam sob domínio da equipe técnica da CTINF, ao mesmo tempo em que a sustentação dessa solução fica facilitada, pois toda a infraestrutura tecnológica fica hospedada no Data Center da Autarquia.”
Outra vantagem é que o Arquivo Digital está integrado a outras ferramentas do DER/DF, como o Sistema de Pessoal, que permite integração ao acesso dos usuários e à assinatura das fichas, bem como aos Sistemas de Patrimônio, Materiais e de Manutenções, a partir dos quais, o responsável pelo preenchimento pode importar automaticamente dados que comporão a ficha do objeto em catalogação, completou o Gerente de Soluções de Tecnologia da Informação, Gutemberg Eloi.
Após a entrega da solução para cadastro de objetos, no mês de janeiro, a CTINF partiu para uma nova etapa, que consiste na dinamização da página do MuDER no site do DER/DF, que atualmente já existe em formato estático.
Essa dinamização permite ao usuário externo acessar o cadastro completo de todos os objetos do museu, com informações, fotografias e material educativo, que serão atualizados automaticamente à medida que as fichas forem homologadas no Arquivo Digital. Para o futuro, estão previstas, ainda, as soluções para catalogação dos vídeos do programa de História Oral, bem como do acervo fotográfico do Museu.
Finalmente, o Presidente da Comissão Organizadora do MuDER e Coordenador de Planejamento, Mauricio Marques, sintetizou a importância dos trabalhos da CTINF: “a Coordenação de Tecnologia da Informação tem sido fundamental no processo de implantação do museu, provendo ferramentas customizadas, de apoio na gestão do seu acervo, com quantidade e qualidade. Quantidade, na medida em que permite o armazenamento de dados em multiformatos (textos, documentos, imagens, áudios e vídeos), e qualidade, na medida em que esses dados estão armazenados no Data Center do DER/DF; propiciando assim, uma maior segurança, com disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade nas informações”.
DER
SAM Bloco C - Setor Complementares Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500 - Telefone para Atendimento sobre Multas: 156 (caso esteja no DF) ou 0800 644 0156 (caso esteja fora do DF)