Governo do Distrito Federal
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23/05/23 às 10h58 - Atualizado em 24/05/23 às 11h31

Começa pavimentação da Estrutural no sentido Plano Piloto-Ceilândia

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Operários iniciaram nesta segunda-feira (22) as obras da pista em concreto em um trecho de 4,8 km, no sentido inverso

 

 

As obras da pavimentação em concreto da Via Estrutural começaram, nesta segunda-feira (22), em um novo sentido. A chamada pista norte, que vai do Plano Piloto a Ceilândia, foi fechada na altura da ponte sobre o Córrego Samambaia e, ali, os operários já demarcam as faixas para iniciar a concretagem. Serão 4,8 km de pista nova a ser executada nesta fase, em uma obra de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

 

 

A modernização da Estrada Parque Ceilândia (EPCL), também chamada de Estrutural, trará conforto e segurança para cerca de 95 mil motoristas que passam por ali diariamente. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na obra é de R$ 55 milhões. “Serão quase 5 km de pavimentação da mesma forma que foi feita no sentido Ceilândia-Plano Piloto, para igualar os dois sentidos. Começamos aqui próximo à ponte que dá acesso à Vicente Pires e terminamos lá na altura do Viaduto do Pistão Norte”, explica o fiscal da obra pelo DER , Jarbas Martins da Silva.

 

 

Para iniciar esta nova etapa da obra, o departamento desviou o trânsito na madrugada de hoje: quem sobe rumo a Ceilândia já usa um grande trecho da pista em concreto concluída. E os motoristas que descem rumo à região central de Brasília usam apenas a marginal da Estrutural. “Além disso, estamos criando um desvio, uma rota de saída ali na marginal, para melhorar o fluxo em direção ao Plano Piloto”, acrescenta o engenheiro civil.

 

 

A aplicação do concreto na via seguirá sendo executada no período noturno, entre 20h e 4h da manhã. A estratégia é usada pelos técnicos, tendo em vista que o frescor da madrugada favorece a qualidade técnica do concreto usado. A EPCL tem 12,6 km de extensão em cada um dos sentidos e ambos serão totalmente renovados com o pavimento rígido. Ele é mais resistente que o asfalto comum e, segundo os engenheiros, tem uma vida útil de pelo menos 20 anos, sem precisar de manutenção.

 

 

Mesmo lembrando o transtorno causado pela intervenção viária, motoristas e moradores estão curiosos com a nova estrada. “Quando terminar essa reforma, vai ficar muito bom. Até mesmo pela espessura da pista que estão fazendo”, aposta o comerciante Gilberto Guiotti, 41, dono de uma loja de comunicação visual no Vicente Pires. “E, assim, a Estrutural estava muito esburacada, passa muito caminhão por ela. E a pista de concreto é mais resistente”, aponta.

 

 

Às voltas para tirar a carteira de habilitação, o atendente de telemarketing Jonathan Jason, 28, mora na região e diz que já pretende dirigir na nova via. “Até lá já vai estar pronta minha permissão para dirigir. Bom que já vou rodar numa estrada mais segura e mais confortável”, finaliza.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

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