13/12/21 às 13h28 - Atualizado em 14/12/21 às 16h08

Solenidade marca reinauguração da Transitolândia

A cerimônia que registrou a reforma da Escola Vivencial de Trânsito do DER/DF contou com a presença de autoridades e convidados

A manhã da última sexta-feira (10) foi de festa para o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). Isto porque o órgão realizou um evento para reinaugurar a Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia, localizada no Parque Rodoviário, em Sobradinho.

Este ano a Transitolândia completou 17 anos de existência e, de presente, ganhou sua grande primeira reforma, que durou sete meses. O novo espaço garante aos visitantes um local mais moderno e confortável.

A área interna do espaço educativo agora conta com uma recepção e uma nova copa. Os banheiros também foram reformados e o sistema elétrico substituído.

O anfiteatro, com capacidade para 93 pessoas, foi totalmente repaginado com a implantação de dois painéis modernos, além de receber novos assentos.

Na área externa, além do recapeamento da pista da minicidade, que está em fase final de sinalização horizontal, foi criada uma horta e uma área verde com o intuito de ensinar as crianças sobre sustentabilidade.

Em sua fala, a diretora de educação do DER, Jucianne Nogueira, agradeceu à direção da autarquia pela execução da obra. “A reforma e ampliação da Transitolândia é mérito de todos do DER, é a marca de uma gestão comprometida com a qualidade de vida das pessoas e com a educação”, comentou.

O evento

A cerimônia contou com a presença de autoridades e convidados de diversos órgãos locais e federais.

O diretor-geral do órgão, Fauzi Nacfur Júnior, destacou que a Transitolândia se tornou conhecida nacional e internacionalmente por suas ações educativas.

“Há 17 anos a nossa escola proporciona às crianças um caminho voltado para a educação, o que trouxe reconhecimento para o projeto que foi iniciado tendo uma lona de circo como cobertura, mas que hoje está reformado e mais confortável para receber visitas. A Transitolândia é a menina dos olhos do DER”, declarou.

O vice-governador Paco Britto falou sobre a importância do trabalho educativo realizado pelo DER, que ressalta os valores que tornam as crianças cidadãos conscientes. “É gratificante observar que a garotada que visita a Transitolândia pode viver uma experiência que lhes incute cidadania e responsabilidade”, declarou.

Já a secretária de educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou que a educação voltada às crianças exerce um trabalho preventivo que evita futuras punições. “Quando a gente investe na criança, a gente não vai punir o adulto. É um projeto de cidadania que transforma vidas”, disse a secretária, que esteve na inauguração da escola, em 2004.

Ao final dos pronunciamentos, as autoridades fizeram o descerramento da placa de reinauguração da escola.

Na sequência foi servido um café da manhã aos convidados que, posteriormente, foram convidados para conhecer a minicidade e andar nos carrinhos elétricos. Cada um dos presentes também recebeu uma caixa personalizada contendo itens comemorativos.

Convidados

A solenidade contou com a presença de outras autoridades como o secretário de Governo José Humberto, o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, do deputado distrital Valdelino Barcelos, do coordenador-geral de educação e saúde para o Trânsito, Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) Everaldo Valenga, do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Leonardo de Oliveira, do comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do DF (BPRv-PMDF), Fábio Júnio Gonçalves, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Rogério Alves Dutra , do diretor de policiamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Glauber Peixoto, do superintendente executivo da Associação Brasileira de Departamento de Estradas de Rodagem (ABDER), Rui Vieira, do superintendente de trânsito do DER/DF, Cyrino Flávio, e do diretor de fiscalização do DER-DF, Sinomar Ribeiro. A cerimônia contou também com a presença da diretoria colegiada do órgão, além dos jornalistas Clayton Sousa, William Bonder e Afonso Morais. A engenheira Mônica Velloso, uma das fundadoras da escola, também marcou presença.

Modelo de sucesso

A Transitolândia ensina crianças de 4 a 10 anos, de escolas públicas e particulares, como ser um cidadão consciente, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco, se tornando multiplicadores nos ambientes nos quais eles convivem, cobrando comportamentos adequados dos seus responsáveis e familiares.

Somadas as campanhas realizadas nas dependências da Transitolândia e nas instituições de ensino, mais de 15 mil pessoas da comunidade escolar do DF receberam orientações da equipe de educadores anualmente.

Entre 2019 e 2021, a Escola Vivencial de Trânsito recebeu comitivas de todos os estados brasileiros e também de fora do Brasil que visaram conhecer o modelo educacional de trânsito implantado pelo DER. Neste período, foram contabilizados mais de 200 visitantes.

Entre os grupos, destacam-se os policiais rodoviários federais de todo o país, no Nivelamento de Educadores Nacionais de Trânsito e comitivas de Mato Grosso, Rondônia e Paraíba.

Visitantes também vieram das cidades goianas Trindade, Anápolis e Rio Verde. E contamos com a visita internacional da doutora Deisi Kusztra, da Conferência Internacional de Segurança Viária.

Confira imagens do evento