Governo do Distrito Federal
21/07/20 às 17h06 - Atualizado em 21/07/20 às 17h06

Obra aguardada por moradores de área rural em Planaltina está na reta final

COMPARTILHAR

Esperada há 20 anos pela comunidade rural do Rio Preto, construção do sistema de canalização sobre o Córrego Barbatimão deve ser entregue até 6ª feira

 

 

Há 20 anos os moradores do Núcleo Rural do Rio Preto, em Planaltina, aguardavam pela solução de um grande problema: um trecho perigoso na rodovia que liga a DF-310 pela VC-173 e que passa sobre o Córrego Barbatimão. Ponto de passagem para o escoamento agrícola e de trânsito escolar, o trajeto era feito sobre uma ponte com mão única para os veículos.

Agora, esse dilema está perto de ser resolvido com a implantação de um sistema de canalização, que vai alargar a via e trazer mais segurança. A obra deve ser concluída até sexta-feira (24).

 

O sistema de canalização está sendo executado desde 15 de junho pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). A obra consiste na construção de 12 galerias de concreto armado de 2m de largura por 2m de comprimento, ocupando o espaço que antes era de uma ponte de 7m de comprimento por 4,5m de largura. A estrutura antiga demandava reparos e apresentava grande desgaste e a saída encontrada foi a construção do sistema de drenagem.

 

A obra vai beneficiar diretamente cerca de mil moradores da área rural, onde estão localizadas 20 fazendas da Cooperativa Agrícola Rio Preto LTDA (Coarp), que fica às margens da DF- 320.

 

“Ela é esperada há mais de 20 anos. É um ponto de risco de vida porque a ponte ficava numa curva com uma rampa. Já ocasionou mortes. Agora, com a obra, alargaram a pista e amenizaram a rampa para a passagem dos veículos”, explica o presidente da Coarp e morador da região, Valter Baron.

 

“Por ali passa aproximadamente 40% da produção que vem para os nossos armazéns aqui da cooperativa. É também um ponto de passagem de transporte escolar em um trecho com baixa visibilidade pela poeira. Era perigoso”, acrescenta Valter Baron.

 

Chefe do 1º Distrito Rodoviário do DER/DF e um dos responsáveis pela obra, Kenio Avelar reforça a visão do presidente da cooperativa. “A maior importância desse serviço é o escoamento agrícola. Por ali passam carretas que levam produtos para todo o DF. O sistema de canalização está pronto e até sexta nós liberamos o trânsito na região”, assegura.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500