17/06/21 às 13h21 - Atualizado em 18/06/21 às 17h37

Famílias recebem donativos arrecadados em campanha do DER/DF

Além de alimentos e kits educativos, bicicletas foram doadas para crianças de São Sebastião

Esta semana começou de maneira especial para crianças que estudam na Escola Classe Aguilhada, em São Sebastião. Isto porque no último domingo (13), a Gerência da Escola Vivencial de Trânsito (Getra) do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) realizou a entrega de 40 cestas básicas, obtidas por meio de contribuições dos servidores e colaboradores da autarquia através de campanha iniciada no Maio Amarelo.

Além dos produtos alimentícios, foram entregues 192 kits com artigos educativos, dos quais 13 foram distribuídos para crianças e o restante ficou à disposição do estabelecimento de ensino para entregas futuras.

A ação social contou com a parceria do Projeto Pedalando para Escola, que forneceu 13 bicicletas doadas pela comunidade do DF para que crianças carentes possam se divertir e também ir à escola com mais comodidade quando as aulas presenciais forem retomadas.

A campanha

A arrecadação teve início durante o movimento Maio Amarelo, campanha mundial que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Em 2021 o tema da campanha foi “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

Para o gerente da Escola Vivencial de Trânsito, Lédio Pacheco, organizador da coleta de alimentos, fazer parte da campanha foi gratificante.

“A sensação de ver as crianças e as mães recebendo as cestas e as bicicletas é de total satisfação. Foi indescritível ouvir os depoimentos. Os servidores que fizeram este momento acontecer podem ficar felizes e orgulhosos. Aproveito para agradecer o pessoal do Projeto Pedalando para Escola pela parceria nessa ação”, disse.

Mãe de seis filhos, a dona de casa Carla Patrícia da Silva foi uma das contempladas. Há dois meses sem conseguir uma oportunidade de trabalho, a diarista Carla Patrícia da Silva, de 43 anos, falou sobre a importância das doações. “Fiquei muito feliz por receber estas duas cestas básicas. Aqui em casa já estávamos quase sem nada, então eu só tenho que agradecer, não só pelos alimentos, mas também pelo meu filho Paulo Renan ter ganhado a primeira bicicleta da vida dele”, declarou, emocionada.

Agasalho solidário 2021

Com o objetivo de amparar aqueles que precisam de ajuda para se aquecer, o Governo do Distrito Federal, lançou na última semana de abril a campanha Agasalho Solidário 2021, ação que une órgãos governamentais e sociedade.

Como parte integrante da ação de fraternidade e empatia, o DER/DF realizou na última quinta-feira (10), o transporte dos itens de combate ao frio, arrecadados na sede da autarquia e nos cinco distritos rodoviários localizados em Planaltina, Sobradinho, Samambaia, Paranoá e Brazlândia.

Foram angariadas as seguintes peças:

• 42 cobertores;

• 16 agasalhos;

• Nove lençóis;

• 16 kits masculinos, cada um com uma calça ou uma bermuda e uma camisa ou uma camiseta;

• Oito kits femininos, com uma calça jeans ou uma bermuda e uma blusa;

• Sete kits infantis com as mesmas montagens.

Todos os artigos foram levados até a Residência Oficial de Águas Claras para serem entregues às famílias em situação de vulnerabilidade.

“É um dever de todos nós, cidadãos, estarmos atentos às necessidades daqueles que mais precisam. Ainda mais com essa pandemia. Ficamos muito orgulhosos de saber que os servidores e colaboradores do DER são sensíveis ao momento que estamos vivendo. A hora é de cada vez mais unirmos forças, governo e sociedade”, declarou o diretor-geral do órgão, Fauzi Nacfur Júnior.

Quem puder e quiser doar pode entregar os agasalhos no Palácio do Buriti e no prédio anexo, bem como em todos os Batalhões do Corpo de Bombeiros. A campanha receberá doações até o dia 30 de junho.

* Para saber mais sobre o projeto, acesse o instagram @projetopedalandoparaescola.

* Fotos: Israel Macedo