Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/23 às 10h53 - Atualizado em 28/09/23 às 10h18

Central 156 oferecerá atendimento do setor de multas do DER/DF

COMPARTILHAR

A partir da próxima segunda-feira (18), o cidadão poderá obter diversas informações através da opção 7 da central de serviço do GDF

 

 

Mais uma praticidade para o cidadão do Distrito Federal. A partir da próxima segunda-feira (18), a Central de Atendimento ao Cidadão, o 156, oferecerá, através da opção 7, atendimento do setor de multas e penalidades do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).

 

O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, entre 7h e 21h, e aos sábados, domingos e feriados de 8h às 18h.

 

Através da central, o cidadão poderá obter informações sobre nove assuntos relacionados ao setor, entre eles como entrar com defesa prévia, com recursos de multa e até transferência de pontuação.

 

De acordo com o agente de trânsito rodoviário, Wagner Brito, chefe do Núcleo de Instrução e Acompanhamento de Processos (NUIAP), os atendentes terão acesso ao sistema Radar, por onde poderão consultar infrações de trânsito.

 

“Com o acesso liberado ao sistema, nossos atendentes poderão emitir 2° via de multa e consultar infrações na base local e nacional. Essa facilidade dará celeridade no atendimento”, informou.

 

A expectativa é de que a equipe de 25 atendentes realizem, em média, 150 atendimentos por dia.

Com o lançamento do serviço telefônico, o atendimento físico no setor de multas e penalidades do Departamento não será alterado. É o que garante o superintendente de trânsito do órgão, Elcy Ozorio dos Santos.

 

“O cidadão continuará contando com os serviços prestados pelo Setor de Multas do DER-DF na forma presencial, que é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, mediante retirada de senha no setor”, confirmou.

 

O presidente do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior, está otimista quanto aos resultados do serviço. “Esperamos aperfeiçoar e dar mais celeridade à prestação de serviços do nosso setor de multas, reduzindo significativamente a sobrecarga de atendimentos telefônicos deste setor e melhorando os índices de satisfação dos cidadãos com os serviços oferecidos”, disse.

 

O vendedor de carros Luiz Catana, 61 anos, gostou da novidade. “Notícia boa é sempre bem-vinda! Quanto menos a gente tem que andar para resolver problemas, principalmente sobre nosso carro, é melhor ainda, né? Ainda mais com o trânsito pesado como está a toda hora em todo lugar. Muito bom, gostei!”, concluiu satisfeito.

 

Confira todos os serviços que o cidadão terá acesso pela central:

 

– Emissão de boleto ou 2a via de boleto de multa

– Transferência de pontuação (indicação do real condutor/infrator)

– Defesa prévia de autuação de trânsito

– Recursos de multa em 1a instância, à Jari

– Recursos de multa em 2a instância, ao Contrandife

– Confirmação de pagamento de multas de trânsito

– Solicitações de reembolso

– Conversão de notificação de autuação em penalidade de advertência

– Multas de trânsito de veículos roubados/furtados.

 

O oferecimento do serviço na Central de Atendimento ao Cidadão é realizado pelo Núcleo de Modernização Administrativa (NUMAD), pela Diretoria de Fiscalização e Penalidades de Trânsito (DIFIT), pela Gerência de Infrações e Penalidades (GEIPE) e o Núcleo de Instrução e Acompanhamento de Processos (NUIAP), todos do DER/DF, por meio de uma ação conjunta com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (SEPLAD), e com o apoio de terceirizados.

 

Caso o cidadão esteja fora do DF, e precise entrar em contato com a central, deve ligar para o telefone 0800 644 0156.

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500