Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/21 às 13h35 - Atualizado em 3/11/21 às 13h35

10ª Operação Força Conjunta – PRF, DER/DF, DETRAN/DF e PMDF

Entre 22h de sábado (30) e 2h de domingo (31), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizaram a décima edição da Operação Força Conjunta, desta vez em Santa Maria/DF.

 

A operação contou com 10 pontos de bloqueios ao longo da BR-040 e nas rodovias DF-290, DF-483 e DF-001, para aumentar a efetividade da operação na cidade-satélite.

 

O objetivo dessa integração entre os órgãos foi promover a segurança viária e em especial na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito, bem como aumentar a percepção de segurança e intensificar o enfrentamento à criminalidade.

 

As edições anteriores ocorreram em Brazlândia, Plano Piloto, Gama, Sobradinho, Samambaia, Planaltina, Ceilândia e São Sebastião. As operações ocorrem desde 2020 e cada edição fica sob a coordenação de uma das instituições participantes. Desta vez, ficou a cargo da PRF.

 

 

Resultado

 

Nesta 10ª edição, as equipes de policiamento e fiscalização de trânsito abordaram mais de 950 carros e mais de 1000 pessoas. Foram lavrados cerca de 450 autos de infração, dentre as mais diversas infrações. As infrações mais verificadas foram de inabilitado conduzindo veículo, veículo não licenciado e recusa ao teste do etilômetro. Em relação à última tipificação citada, 177 condutores se recusaram ao teste. Ao todo, 43 veículos foram removidos ao depósito por possuírem irregularidades.

 

Salienta-se que a punição para a recusa ao teste do etilômetro, quando não há sinais e sintomas de embriaguez, é idêntica ao previsto para quem for flagrando dirigindo sob influência de álcool num índice de até 0,29 mg de álcool por litro de ar alveolar: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Caso o condutor apresente sinais e sintomas de embriaguez, ele é preso mesmo havendo a recusa ao teste.

 

Três motoristas foram presos por estarem sob influência de álcool. Uma pessoa foi presa por ser foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto por homicídio.

 

Efetivo

 

A operação contou com cerca de 120 agentes e policiais. Houve apoio de um helicóptero e foram utilizados drones. Nove guinchos estavam disponíveis nas remoções dos veículos e 53 viaturas empenhadas nos 10 pontos de policiamento e fiscalização em Santa Maria/DF.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500