Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/20 às 16h23 - Atualizado em 18/08/20 às 16h32

Vinte e cinco passarelas revitalizadas até o final do ano

Até o momento 22 passagens já foram totalmente reformadas e três passam por restauração

 

 

O trabalho de revitalização das 56 passarelas aéreas localizadas nas rodovias distritais, iniciado em fevereiro de 2019 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) segue em ritmo constante. O serviço, que conta com a força de 25 operários, está orçado em aproximadamente R$ 4,9 milhões.

 

Do cronograma total, 22 passagens já foram totalmente restauradas, outras três estruturas estão recebendo a manutenção atualmente e mais seis terão os reparos iniciados até dezembro deste ano.

 

Dentre as 22 que já foram totalmente restauradas estão as 14 passarelas da Estrada Parque Taguatinga (DF-085); três da Estrada Parque Ceilândia (DF- 095); duas na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), em frente à Candangolândia; uma na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075); outra na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), em frente à Concessionária Fiat, próxima à Octogonal e mais uma na Estrada Parque Contorno (DF-001), em frente à Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Para a gerente comercial Ana Lúcia Costa, de 31 anos, moradora da Candangolândia, a reforma da passarela em frente à cidade era há muito tempo esperada. “Acredito que há mais de 15 anos que essa passagem não recebia uma manutenção. Era perigoso para todo mundo e nós preferíamos, muitas vezes, passar correndo pela Epia do que passar por ela. Mas agora todos a usamos e confiamos que não corremos risco”, relatou.

 

Serviço contínuo

 

As três passarelas que passam por restauração atualmente estão localizadas na DF-005, em frente ao Varjão, na DF-003, na subida do Colorado, próxima ao Taquari e na BR-020, em frente ao Condomínio Império dos Nobres.

 

Até o final deste ano o serviço será iniciado em mais seis passarelas. É o que garante o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante. “Até dezembro vamos iniciar a restauração da passarela em frente ao Taguatinga Shopping, no Pistão Sul, na DF-001; uma em frente à Churrascaria Portal Grill e outra próxima à entrada do Riacho Fundo, ambas na EPNB; outra na Colônia Agrícola Águas Claras/Guará, em frente à linha férrea; uma na BR-070, na altura de Ceilândia e outra na BR-020, em frente ao Posto Itiquira”, contou.

 

Os trabalhos nas passagens compreendem o reforço na estrutura, a recuperação da base de pilar metálico e a troca das barras de apoio danificadas e de tela metálica do fechamento dos chamados “guarda-corpos”.

 

“Durante o serviço também são restauradas as peças metálicas e eliminadas as fissuras nas estruturas de concreto. Já na base da estrutura os pilares e as vigas são reforçados e na finalização do trabalho são recuperados os degraus das escadas metálicas, além da lavagem e a pintura de cada estrutura”, complementou o superintendente.

 

O pintor João Carlos Gomes Silva, de 47 anos, acompanha o trabalho diário na passarela da DF-005, em frente ao Varjão e ele aprovou o serviço. “Desde que começaram a trabalhar nela aqui que eu passo todos os dias pra ir pro serviço e vejo os rapazes soldando, lixando, arrumando as grades. Está ficando muito bonito! Além de segura vai ficar novinha em folha!”, comemorou.

 

A vigência total do contrato desta obra é até 2024. Entretanto, a expectativa do departamento é de que todas as passarelas estejam restauradas até o final de 2021.

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500