Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/09/12 às 3h00 - Atualizado em 1/11/18 às 16h32

Uso correto das setas pode evitar acidentes no trânsito

O uso das setas é obrigatório em todos os veículos e é fundamental para a segurança no trânsito. Sempre que houver a necessidade de realizar a retirada do carro do curso em que ele já está é necessário acioná-las e informar aos outros condutores sua intenção em mudar de curso.
A falta de respeito entre os motoristas torna a comunicação no trânsito mais difícil, resultando no aumento do número de acidentes.

A sinalização de luzes no veículo é a maneira que os condutores tem de se comunicar com os demais motoristas e pedestres ao seu redor e através delas saber quem vai mudar de faixa na via, avisar aos pedestres a intenção sobre o sentido que será tomado, se o motorista vai frear ou mesmo se o carro está com algum problema, como acredita a engenheira Gisandra Faria de Paula, diretora de fiscalização de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). ''Os motoristas precisam ter consciência para a importância da utilização correta da seta nas mudanças de faixa, conversões e ultrapassagens. Apesar da seta ser um dispositivo simples, a sua utilização incorreta ou sua não utilização quando necessário é motivo suficiente para causar acidentes. O trânsito é um espaço público de uso coletivo e de responsabilidade de todos. Por isso, as leis devem ser obedecidas a fim de evitar acidentes e mortes, além de contribuir para a fluidez no trânsito'', explica a engenheira.

Com essa comunicação é possível prever as ações e evitar freadas bruscas, pequenos e grandes acidentes. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) institui, no artigo 196 como infração grave, com penalidade de cinco pontos na carteira de motorista e multa de R$ 127,69 o motorista que deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora a direção do veículo. É indispensável que cada condutor sempre use as setas para que o motorista ao lado, de trás e o pedestre possa saber o que o motorista pretende fazer. E mesmo que não haja nenhum carro por perto, ainda assim é imprescindível seu uso. Somente com cuidado e atenção o motorista consciente pode contribuir com a redução do número de acidentes no trânsito. Lembre-se: ao entrar no carro, obedeça às normas de trânsito para evitar não só penalidades, mas colisões e transtornos diversos para si mesmo e aos demais.

Assessoria de Comunicação Social
DER/DF
3342-2106
www.der.df.gov.br

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500