23/03/16 às 11h46 - Atualizado em 1/11/18 às 16h29

Trecho da DF-035 é restaurado

*Da Agência Brasília

(Brasília, 23/03/16) Motoristas que passam pela DF-035 foram beneficiados com a entrega da restauração de quase quatro quilômetros. A via fica entre a Estrada Parque Dom Bosco e a DF-001, próximo à Escola de Administração Fazendária (Esaf), e recebeu nova sinalização, teve o asfalto refeito nas duas faixas e ganhou ciclofaixa. As intervenções foram concluídas em fevereiro e inauguradas oficialmente nesta sexta-feira (18), com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

A reestruturação da via foi licitada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e teve início no segundo semestre de 2015. O custo foi de R$ 3.728.045,11, provenientes de financiamento do Banco do Brasil.

Segundo o DER, cerca de 140 mil pessoas ganharão com as melhorias. São moradores de locais como São Sebastião, Jardins Mangueiral e condomínios das proximidades.

Rollemberg percorreu os trechos reformados e confirmou que o projeto foi pensado para dar maior fluidez ao trânsito. “As melhorias atingem principalmente a população de São Sebastião e do Jardim Botânico, que usam a via cotidianamente.”

Mais benefícios
Além da restauração da pista, houve intervenções em pontos críticos da DF-001, dessa vez com mão de obra e verba do departamento. O Balão da Esaf recebeu faixa extra e uma alça nas proximidades. O intuito foi acabar com os constantes congestionamentos. Com a alça, os moradores que deixam os condomínios do Jardim Botânico não precisam pegar a rotatória para acessar a Ponte JK, mais à frente. Para conter esse novo fluxo, criou-se uma terceira faixa em 450 metros da DF-001.

A pista para quem vai no sentido de São Sebastião também ganhou uma terceira faixa, em um trecho de um quilômetro. Além disso, dois novos recuos para ônibus devem melhorar o trânsito. Ainda foram criados dois retornos e ampliadas as faixas de aceleração e de desaceleração de um terceiro.

O trânsito no balão passa, de segunda a sexta-feira, por mudanças pontuais das 17h30 às 19h30. Nesse horário, quem deixa a DF-035 não tem acesso ao Balão da Esaf e precisa pegar o retorno, um pouco mais à frente. Já os motoristas que saem do Plano Piloto pegam a terceira faixa da rotatória para acessar os condomínios.

Financiamento
Em 29 de janeiro de 2015, o governo assinou com o Banco do Brasil um empréstimo no valor de R$ 500 milhões. Os investimentos, divididos em duas etapas, são utilizados nas áreas de infraestrutura e mobilidade.

A verba inclui o término da duplicação da DF-463, que fica entre a DF-001 e São Sebastião. “Assim que ficar pronta, o próximo passo é restaurar a via”, afirmou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice. As melhorias deverão englobar recapeamento e operação tapa-buracos.

Também participaram da inauguração o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, e o administrador regional do Lago Sul e interino do Jardim Botânico, Aldenir Chaves Paraguassú.

Confira a galeria de fotos da obra: https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/sets/72157666032050576