Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/20 às 16h48 - Atualizado em 22/05/20 às 18h57

Transitolândia está novinha em folha

Pista no Parque Rodoviário de Sobradinho, que tem 1 km de extensão, foi recapeada e está recebendo sinalização nova, entre outras benfeitoras, com recursos próprios do DER-DF

 

A Transitolândia existe desde 2004. Tem a reprodução de uma minicidade para que as crianças vivam uma rotina de trânsito. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Não são somente as escolas públicas que recebem melhorias durante a quarentena. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) aproveitou que as aulas estão suspensas por causa da pandemia do coronavírus e faz obras, também, na Escola Vivencial de Trânsito Transitolândia, um projeto de educação de trânsito que atende alunos do ensino fundamental de todo o Distrito Federal.

 

A pista que fica montada no Parque Rodoviário de Sobradinho, que tem 1 quilômetro de extensão, foi recapeada e está recebendo sinalização, vertical e horizontal, nova. A escola foi pintada e as calçadas reformadas para se tornarem acessíveis. Também foi construída uma garagem para guardar os carros elétricos, oito no total. Antes, eles eram colocados em um pátio que era apenas coberto.

 

Lonas com mensagens educativas foram instaladas para fechar o vão que existia entre a laje e o teto, o que mudou o layout da escola. Os funcionários da autarquia também aproveitaram para fazer manutenção na Transitolândia, com a troca de lâmpadas, tomadas e de vasos sanitários que tinham vazamento. “Também plantamos mudas de árvores na escola porque queremos começar um projeto de Educação Ambiental”, conta Jucianne Nogueira, diretora de Educação de Trânsito do DER.

 

 

As melhorias foram financiadas com recursos do próprio orçamento do DER. “Assim que as aulas voltarem estaremos prontos para receber as crianças em um ambiente mais bonito”, afirma a diretora. “Apesar da quarentena, o trabalho dos servidores da diretoria de educação não parou. Estamos gravando vídeos educativos e fazendo ações na internet”, ressalta Jucianne.

 

Reprodução de uma cidade

 

A Transitolândia é um projeto do DER-DF que existe desde 2004. Conta com a reprodução de uma minicidade para que as crianças vivam uma rotina de trânsito. A meta é levar à comunidade escolar informações voltadas para a educação e conscientização sobre um trânsito mais seguro. No ano passado, 15 mil crianças visitaram a Transitolândia.

 

 

Lá, as crianças aprendem na prática como devem se comportar no trânsito, sejam pedestres, passageiros ou motoristas. Elas são ensinadas, por exemplo, a reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização.

 

 

Na pista de 1 km há semáforos, passarela, faixa de pedestre, ponto de ônibus, calçadas. A meninada aprende a atravessar na faixa de pedestre, fazendo o sinal de vida e esperando a parada dos carros para, então, cruzar a rua. Também são orientadas a passar nas passarelas e, quando não há opção, fazer a travessia não sinalizada com a maior segurança possível.

 

 

Os estudantes também andam como passageiros nos carros elétricos, conduzidos por agentes de trânsito, e recebem lições sobre a colocação do cinto de segurança, a idade e tamanho exigidos para se sentar no banco da frente e o uso de celular ao volante. A escola também desperta nas crianças o senso de cidadania.

 

 

Os agentes do DER também levam a Transitolândia para as escolas e ensinam as lições por meio de um teatro de fantoches. Eles também participam de eventos externos, inclusive para adultos, como blitze e campanhas educativas durante as férias, carnaval, volta às aulas, aniversário da faixa de pedestres e lei seca. Em 2019, essas ações atingiram 120 mil pessoas. Há, também, uma versão itinerante do projeto que é montada em grandes eventos.

 

 

Serviço:

 

 

As visitas à Transitolândia devem ser agendadas pela internet. A escola tem estrutura para receber 252 pessoas por turno, 126 de manhã e 126 à tarde. O serviço é 100% gratuito. O DER oferece lanche e ônibus para o transporte das crianças.

 

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500