Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/20 às 9h56 - Atualizado em 11/05/20 às 10h06

Trânsito sobre a Ponte do Bragueto é liberado

Com 95% da obra concluída, o tráfego já pôde ser liberado com segurança aos motoristas

 

 

Um dos equipamentos públicos mais importantes para quem transita pela saída Norte do Plano Piloto de Brasília está finalmente liberado para o completo tráfego de veículos. Nesta segunda-feira (11/04), o Governo do Distrito Federal (GDF) entrega uma nova Ponte do Bragueto, restaurada, ampliada e preparada para receber os milhares de veículos que passam por ali indo ou voltando.Foto Renato Alves/Agência Brasília

 

 

Após sete meses de interdição do trânsito sobre a Ponte do Bragueto para a execução da obra de remodelação do elevado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)  liberou,  desde de 9h30 de hoje (11) o tráfego sobre a estrutura.

 

O trabalho de reforma da ponte teve início em julho de 2019, entretanto, a interrupção de circulação de veículos só foi necessária a partir de outubro. No momento da interdição as duas pontes novas, paralelas ao elevado, já estavam prontas e em pleno funcionamento desde junho do mesmo ano.

 

A obra total de reforma da ponte já atingiu 95% de conclusão, e, para que essa liberação seja possível com segurança para os usuários, foram finalizados os serviços de recapeamento asfáltico, a instalação de iluminação, a execução da sinalização horizontal e a instalação de guarda-corpos.

 

Mesmo com os carros trafegando sobre a ponte, o órgão seguirá com a execução dos 5% do trabalho que falta para concluir totalmente a obra, que compreende os trabalhos na área externa e inferior do elevado, que incluem o reforço de quatro pilares submersos, o lixamento e a lavagem da estrutura com hidrojateamento e a aplicação de verniz.

 

Segundo o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, a liberação do fluxo de automóveis no local reforça, mais uma vez, o compromisso da atual gestão com a segurança, conforto e pensamento em alternativas viárias para quem transita pelas vias de Brasília.

 

“De 10 anos para cá, a Ponte do Bragueto era objeto de preocupação em função da sua vida útil e possíveis problemas estruturais. Houve quem falasse em risco de desabamento. Mas, por meio de um grande projeto que envolve o Trevo de Triagem Norte nós vamos liberar com segurança para todos essa obra que vai melhorar muito a ligação da saída Norte de Brasília”, completou Nacfur.

 

Primeira grande reforma

 

A ponte construída sobre o Lago Paranoá para ligar a Asa Norte à saída norte de Brasília foi inaugurada em 1961, e batizada com o nome da empresa construtora que trabalhou no local à época, a Braghetto, que executou a obra por licitação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

 

Em 59 anos de existência, esta é a primeira grande intervenção na passagem aérea de 180 metros de comprimento e 32 metros de largura. A ponte está sendo totalmente restaurada desde a sua fundação até a estrutura das vigas e lajes. A ponte é feita em concreto protendido – quando é estruturada em um grande vão com uma protensão de aço sem pilares de sustentação no meio.

 

A obra no Trevo de Triagem Norte

 

A Ponte do Bragueto compõe o Trevo de Triagem Norte (TTN). Toda a estrutura viária da região, que compreendem 15 obras de arte – sendo três pontes e 12 viadutos – foi rebatizada. Junto com o trecho que liga o balão do Torto ao Colorado, o conjunto leva agora o nome de Complexo Viário Joaquim Roriz. O decreto com a mudança foi publicado no Diário Oficial do DF em 4 de fevereiro deste ano.

 

Iniciada em 2014 e retomada em 2016, a obra no TTN, orçada em aproximadamente R$128 milhões, está com 98% dos serviços totais já realizados. Além da construção das pontes e viadutos, foram executadas a terraplenagem, pavimentação e drenagem profunda – que é a colocação de tubulação e bueiro, além da implantação de 3 km dos cerca de 9 km previstos de ciclovias.

 

A previsão é que a construção total do Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz seja concluída até junho deste ano.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500