Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/06/19 às 9h34 - Atualizado em 3/06/19 às 9h35

Teste realizado no viaduto do Eixão Sul tem laudo preliminar positivo

 

Engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) realizaram, na manhã deste sábado ( 1º/6), ensaios estruturais do viaduto do Eixo Rodoviário Sul . O objetivo é avaliar o comportamento e certificar a estrutura após obras realizadas no local devido ao colapso ocorrido em fevereiro do ano passado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na avaliação do diretor de Edificação da Novacap, Francisco Ramos, os ensaios foram positivos. “Está tudo em ordem para que esse monumento tão importante seja finalmente liberado para sociedade”, pontuou.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os experimentos estavam previstos para durar seis horas, mas os técnicos conseguiram todas as informações necessárias em 1h30min de manobras, com várias etapas e simulações. “Todos os testes foram realizados, tanto de carga dinâmica como de carga estática para avaliar a estabilidade do que foi projetado e do que foi executado. Os dados coletados mostram que o projeto está compatível e dentro das normas, o que permite segurança na liberação da via”, destacou Ramos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os testes consistem em monitorar o comportamento de veículos com grande capacidade de carga e do viaduto, por meio de sensores. Após as coletas dos dados, engenheiros da Novacap irão estudar as informações e emitir o laudo do viaduto para entregá-lo ao DER. A previsão é que o mesmo seja liberado na segunda quinzena de junho.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

*Com informações da Novacap

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500