Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/21 às 17h06 - Atualizado em 22/03/21 às 17h14

Servidores e colaboradores do 5º Distrito Rodoviário doam sangue

Dezessete pessoas compareceram ao Hemocentro para realizar a boa ação

 

Foto: Agência Brasília

 

Na última quinta-feira e sexta-feira (18 e 19), servidores e colaboradores do 5º distrito Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), localizado em Brazlândia, se uniram para realizar uma boa ação: doar sangue.

 

O grupo, composto por 17 pessoas do Distrito, realizam a boa ação há 17 anos, quatro vezes ao ano. A cada trimestre, os colegas se unem e comparecem na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) para doar vida a quem precisa.

 

Com 26 anos de serviços já prestados ao Departamento, o encarregado de equipamentos mecanizados, Délcio Pereira da Rocha, de 57 anos, é doador de sangue desde 1982 e organizador da boa ação no Distrito. Para ele, se comprometer a manter vidas por meio da doação é um ato de fraternidade.

 

“Ajudar a salvar vidas é uma satisfação muito grande não só para mim, mas também para todos que trabalham no DER e que praticam este gesto nobre”, concluiu.

 

Estoque baixo

 

Informações da FHB dão conta de que o estoque de diversos grupos sanguíneos está em nível crítico. No mês passado, o movimento de doadores apresentou uma queda de 12% em relação a janeiro, prejudicando a situação das reservas de sangue que já são tradicionalmente afetadas pelo decréscimo no movimento durante os finais de ano.

 

Em fevereiro, a média diária de doações de sangue foi de 155 bolsas. Agora em março, até o momento, foram 150 coletas realizadas por dia. O Hemocentro informa ainda que neste mês apenas 75% das pessoas que fizeram agendamento para doar sangue compareceu ao local.

 

Confira na arte abaixo os dados atuais estoque de sangue do Hemocentro

 

 

“Como em qualquer momento, também na pandemia, a doação de sangue é essencial para termos sangue para oferecer aos pacientes internados e que precisam de transfusões sanguíneas. Como a demanda por sangue não diminuiu, é importante que as doações de sangue também não diminuam”, afirmou o chefe da Divisão Técnica da Fundação Hemocentro de Brasília, Alexandre Nonino.

 

Se você quer ajudar a aumentar os estoques dos tipos sanguíneos agende sua visita ao Hemocentro e doe!

Para saber como agendar clique aqui.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500