Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/16 às 13h14 - Atualizado em 1/11/18 às 16h28

Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade enfatizará a segurança nas vias

 

*De Ádamo Araújo, da Agência Brasília

(Brasília, 16/09/16) Com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a sua responsabilidade, foi lançada, na manhã desta sexta-feira (16), a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade. O tema da campanha neste ano é Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro. O lançamento ocorreu no auditório da sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no Setor de Administração Municipal.

Presente na solenidade de lançamento, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou que o Distrito Federal vem reduzindo o número de mortes nas vias. “Se continuarmos mobilizados, seguiremos avançando e diminuindo cada vez mais essa estatística”, enfatiza. Além disso, o governador ressaltou as obras que ajudarão na mobilidade viária. “São benfeitorias que garantirão a melhoria do trânsito, como o Trevo de Triagem Norte, seis pistas entre o Balão do Torto e o Balão do Colorado, estamos em via de lançar a construção de uma ciclovia na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ligando a região ao Plano Piloto, também temos a implantação de quatro viadutos em Águas Claras e dois na Estrutural e o túnel de Taguatinga, por exemplo.”

As ações envolverão órgãos do governo de Brasília ligados ao trânsito, à segurança, à educação e à saúde. Participarão também entidades da sociedade civil como grupos de ciclistas, motociclistas e escoteiros. As atividades ocorrerão em 10 regiões administrativas, de 16 a 25 de setembro. Segundo a organização da campanha, cada local tratará de um tema específico: na Rodoviária do Plano Piloto, a mobilidade urbana; na estação de metrô Shopping, pedestre e travessia segura; na Estrutural, ciclista; em Taguatinga (Praça do Relógio), motociclista; e, em Planaltina, álcool e celular no trânsito.

O artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece a semana no calendário nacional. O objetivo é alertar o cidadão para a necessidade de uma mudança radical de atitude a fim de evitar perda de vidas no trânsito. Estão previstas ainda atividades lúdicas, ações educativas e exposições de equipamentos, viaturas e aeronaves dos órgãos envolvidos.

A cerimônia de hoje foi aberta por um grupo de 38 crianças da Escola Classe da 211 Norte. Os alunos cantaram uma versão da música infantil Motorista.

Índices de acidentes fatais estão em queda

De acordo com dados conjuntos da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, e dos Departamentos de Trânsito e de Estradas de Rodagem (Detran e DER), no ano passado o Distrito Federal registrou 133 acidentes fatais nas DFs e vicinais em 2015. Apesar de expressivo, é menor se comparado ao ano anterior, quando foram 167.

Segundo os órgãos, as principais causas dessas mortes ainda são velocidade e embriaguez. Mais recentemente, a distração por uso do telefone celular ao volante entrou nessa contabilidade.

Durante todo o ano são realizadas campanhas e ações educativas voltadas para a paz no trânsito. O DER, por exemplo, atua em atividades na campanha Maio Amarelo, na Transitolândia Itinerante na Praça do Buriti e em aniversários das cidades, como por exemplo, no Recanto das Emas, no dia 28 de julho. Outros trabalhos de destaque também ocorreram com os motociclistas no Brasília Capital Moto Week, em julho; e nas blitzen sobre o uso do farol durante o dia.

Já o Detran, investiu R$ 12,7 milhões em ações educativas e campanhas publicitárias. De janeiro a agosto deste ano, foram R$ 13 milhões. Os investimentos nesses serviços são oriundos de multas de trânsito, conforme previsto no artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro, assim como ocorre nas áreas de engenharia e fiscalização.

Participaram do lançamento a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo; o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas; o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim de Sousa; o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice; o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Léo Carlos Cruz; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior (comandante-geral), o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba de Castro; o controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Moraes Ziller; e o diretor-presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Manoel Antônio Vieira Alexandre, entre outras autoridades.

Confira a galeria de imagens: https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157670644480933

 


Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500