Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/15 às 3h00 - Atualizado em 1/11/18 às 16h29

Semana Nacional de Trânsito começa nesta sexta-feira (18)

 

Três atividades em Brasília abrem a Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira (18). A programação começa às 9 horas, com sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A partir das 14 horas, o Departamento de Trânsito (Detran) e o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) distribuem material educativo na Rodoviária do Plano Piloto e no Setor de Diversões Sul. À noite, as autarquias fazem operação integrada em diversos pontos da capital.

O lançamento foi nesta quinta-feira (17) no Palácio do Buriti e contou com a presença da colaboradora do governo Márcia Rollemberg. “A paz no trânsito é uma questão de atitude”, destacou. “Mortes podem ser evitadas se o motorista adotar uma postura diferente quando estiver dirigindo.” A Semana Nacional do Trânsito também tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Na segunda-feira (14), alguns monumentos da cidade passaram a receber uma iluminação especial na cor amarela. Chamada de Setembro Dourado, a iniciativa levará brilho à Caixa D'Água de Ceilândia, à Catedral Metropolitana, ao Congresso Nacional, ao Conic, ao Palácio do Buriti, ao Palácio do Planalto, à Ponte Juscelino Kubistchek, aos prédios na Esplanada dos Ministérios e ao Shopping Conjunto Nacional.

Várias outras ações ocorrem até o dia 25. Porém, especialmente na terça-feira (22), os dois órgãos responsáveis pelo tráfego no Distrito Federal reforçarão o Dia Mundial sem Carro, celebrado em todo o planeta por meio de iniciativas que propõem alternativas de transporte. Na data, será criado um corredor exclusivo para ônibus na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), com o intuito de incentivar as pessoas a usarem o transporte coletivo público.

Código de Trânsito Brasileiro estabelece, no artigo 326, a semana no calendário nacional. O objetivo é alertar o cidadão para a necessidade de uma mudança radical de atitude a fim de evitar perda de vidas no trânsito. Estão previstas ainda atividades lúdicas, ações educativas e exposições de equipamentos, viaturas e aeronaves dos órgãos envolvidos.

Também participaram do lançamento o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran, Glaucia Simões, e o diretor de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca.

Campanhas de prevenção
Além do trânsito, o Setembro Dourado também faz alusão a campanhas de combate ao câncer infantojuvenil e ao suicídio. “São três temas fundamentais e que convergem na questão da prevenção”, sintetizou Márcia Rollemberg.

No primeiro caso, o objetivo é conscientizar a sociedade quanto ao risco da doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce. “Os sintomas são corriqueiros, como tosses, febres e manchas; por isso, os familiares precisam estar atentos”, enfatizou a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, presente ao lançamento da Semana Nacional de Trânsito.

A iniciativa ocorre em todo o País e é promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer e pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a enfermidade já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Anualmente são mais de 10 mil casos novos registrados nessa faixa etária.

A mobilização de prevenção ao suicídio, idealizada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria, utiliza o dia 10 de setembro para alertar sobre a importância de as pessoas saberem que podem ser amparadas em momentos difíceis da vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil são quase 12 mil casos anualmente.

Por meio das redes sociais, as entidades fazem um pedido aos médicos e à sociedade para postarem fotos com destaque à cor amarela, marcando com a hashtag #AcreditoNaVida.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/21492590085/in/photostream/

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500