Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/19 às 13h26 - Atualizado em 2/09/19 às 13h26

Região do Aeroporto recebe novas placas de endereçamento

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) instalou 19 novas placas de endereçamento nas duas rodovias, DF-025 e DF-047, que dão acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. Doze placas antigas e estragadas foram retiradas, o que melhorou o visual da paisagem na região.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Criado antes mesmo da fundação da Capital Federal, em 1957, o complexo aeroportuário é considerado um dos mais importantes do Brasil e recebe uma média de 50 mil passageiros por dia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“O aeroporto é o portal de entrada internacional da nossa capital. Por isso, precisa de um cuidado especial. A sinalização que estamos colocando é diferenciada, pois está dentro da área tombada de Brasília. Quem vem de fora terá uma melhor orientação para chegar e sair do aeroporto”, explica o superintendente do DER/DF, Murilo de Melo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O trabalho de instalação das novas placas durou 30 dias. Nesse período foi feito o planejamento, projeto, fabricação das placas e colocação. A entrega foi realizada nessa segunda-feira (26) e teve custo total de R$ 12,5 mil. As placas foram fabricadas na fábrica do DER pelos próprios servidores da autarquia rodoviária.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fabricação

Desde o ano de 2017, o DER/DF é o responsável por toda a produção das placas de endereçamento de Brasília. Criadas em 1976 – em um projeto que virou obra do acervo permanente do Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York, as placas têm o objetivo de orientar e, também, enfeitar a cidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O trabalho de soldagem, pintura, plotagem e recortes é feito manualmente por oito funcionários do Departamento de Sistema Viário e leva três dias para ser concluído. O material usado é o aço galvanizado que ajuda a evitar a corrosão pela permanente exposição ao tempo e protege os condutores no caso de impactos em acidentais no trânsito. Em média, são produzidas 100 placas por mês. Cada uma delas ao custo médio de R$ 840.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo de Brasília

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500