28/06/21 às 8h32 - Atualizado em 1/07/21 às 10h30

Quinto Mandamento apreende armas e drogas na Estrutural

Operação fez parte das ações da Área de Segurança Prioritária, em vigor na região por três meses

Policiais sempre a postos: segurança é a prioridade | Foto: Divulgação

Na sequência das ações executadas durante o programa Área de Segurança Prioritária (ASP), na Estrutural, a Operação Quinto Mandamento contabilizou, na noite da última sexta-feira (25), a apreensão de 175 pacotes de skunk, uma arma de fogo e uma arma branda. Foram feitas abordagens pessoais e veiculares, e o material apreendido foi conduzido à 8ª Delegacia de Polícia.

Equipes especializadas, como Rotam, BPCães, RPMon, da Polícia Militar, e Departamento de Operações Especiais (DOE), da Polícia Civil, atuaram com planejamentos próprios e alternância de policiamento nas principais vias, comércio e locais com maior registro de crimes na região. Policiais e agentes de trânsito trabalharam em pontos de bloqueio nas vias locais e na DF-095, rodovia que margeia a cidade.

Sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a operação reúne integrantes das polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Nesta edição, por conta da proximidade de Ceilândia com a BR-070, há participação da Polícia Rodoviária Federal. O efetivo utilizado na ação chegou a 81 servidores dos diferentes órgãos.

“A Quinto Mandamento é uma de nossas principais ações para preservação da vida”, resume o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo. “Ela está prevista para ocorrer na Estrutural até o final da ASP, semanalmente, em diferentes dias. O objetivo é que, com as ações pontuais na cidade, possamos coibir os crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios, mas é perceptível que a presença policial influencia diretamente na redução de crimes contra o patrimônio.”

Os dias e horários das ações são determinados por levantamentos das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), da SSP. Já a coordenação fica a cargo da Subsecretaria de Operações Integradas (SOI). “O comprometimento de cada um tem contribuído para a continuidade da operação”, pontua o secretário.

Ações contínuas

As atividades das unidades policiais continuam, informa o secretário executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves: “Os trabalhos rotineiros do 15º Batalhão e da 8ª Delegacia de Polícia permanecerão ocorrendo durante a realização da Quinto Mandamento na cidade. Desta forma, a presença policial e o consequente aumento da sensação de segurança serão mais bem-percebidos pela população”.

Agentes do Detran montaram barreiras na cidade e consultaram a situação de 67 veículos, oito dos quais foram removidos ao depósito. Bombeiros militares orientaram estabelecimentos

comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e de cumprir exigências, como possuir saídas de emergência. A Secretaria DF Legal fiscalizou quatro estabelecimentos, tendo sido um deles notificado.

Para o titular da DF legal, Cristiano Mangueira, a parceria entre a SSP e a pasta é muito benéfica para a população. “Além de combater e reduzir a criminalidade, possibilita o controle das desordens sociais e urbanas, como o comércio irregular, em todos os seus níveis, e o combate à covid-19”, afirma. “Estamos felizes em participar da ação desde o primeiro momento, pois é prova do trabalho incansável do governador Ibaneis Rocha para integrar todas as áreas de governo”.

Os resultados alcançados são expressivos, informa o subsecretário de Operações Integradas da SSP, coronel Fábio Augusto. “A operação é realizada de forma integrada, com cada órgão atuando dentro de suas competências, de forma extraordinária”, diz. “A produtividade da operação tem crescido a cada final de semana”.

Para a administradora da Estrutural, Vânia Gurgel, a ação reflete de forma significativa na qualidade de vida e bem-estar da população. “A presença e a escuta ativa da SSP e demais órgãos envolvidos em nossas demandas, no combate ao crime, reforçam o comprometimento do governo com a Estrutural”, conclui. “Só temos a agradecer a parceria e o empenho em cuidar da nossa população”.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública