9/09/20 às 16h12 - Atualizado em 10/09/20 às 13h29

Quatro obras vão desafogar EPTG e Via Estrutural

Governo investe R$13,8 milhões em acessos viários que vão beneficiar moradores de Vicente Pires, Águas Claras, Taguatinga e proximidades

Ponte sobre o córrego Samambaia vai ajudar quem segue pra Águas Claras, Arniqueira e Areal. Foto: divulgação

Um pacote de quatro obras viárias que está sendo tocado pelo GDF vai mudar a vida de milhares de motoristas do DF. Em especial, aos que usam a via Estrutural (DF-095) e a EPTG para as necessidades diárias. O resultado esperado é menos tráfego e uma economia na quilometragem rodada. O valor total das quatro obras é de R$ 13,8 milhões.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está com duas pontes bem adiantadas: uma sobre o Córrego Samambaia que liga o viaduto Israel Pinheiro (EPTG) ao primeiro balão de acesso a Águas Claras e Arniqueira. E outra na via marginal da Estrutural (DF-095) sobre o Córrego Vicente Pires.

A Secretaria de Obras, por sua vez, trabalha na execução de outras duas na região do Vicente Pires: uma ponte de 82 metros que liga a rua 4 da cidade direto à EPTG.  E está sendo finalizada uma licitação para a construção de uma via de ligação entre as ruas 1 e 3B, abrindo mais um acesso à cidade e desafogando as outras duas entradas.

“Essas duas obras são muito aguardadas pela população de Vicente Pires. Quando concluídas, essas pontes vão melhorar consideravelmente o trânsito, uma vez que vão acabar com aquelas voltas enormes que os motoristas precisam dar para chegar em alguns locais. Estamos satisfeitos em conseguir atender a esses pleitos”, pontua o Secretário de Obras, Luciano Carvalho.

A comunidade também ganhará com a ponte sobre o Córrego Vicente Pires, que chegou à sua fase final no último fim de semana, com a finalização da concretagem da laje. Vai poupar tempo de quem usa a Estrutural, pois foi feita na marginal.

“A gente tira o motorista que anda internamente na Estrutural e passa ele para a marginal. Evita que ele tenha de fazer um retorno lá na frente em Taguatinga. Vai beneficiar o pessoal dessa cidade, do Vicente [Pires], os condomínios próximos ao Jóquei e das redondezas”, explica diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur.

Bom para Águas Claras

Já a estrutura sobre o Córrego Samambaia terá papel importante na época das chuvas. A ponte é uma reivindicação antiga da comunidade e vai solucionar um problema que acomete quem trafega pelo trecho entre o viaduto e o primeiro balão no sentido Águas Claras e Park Way.

O transbordo da água do córrego durante o período chuvoso é intenso, causando alagamentos e também interdições.

A estrutura conta com um vão de 20 metros de comprimento e 15,5 metros de largura, sendo constituída por três faixas de rolamento de três metros e meio cada, além de uma ciclofaixa. Cerca de 60 mil veículos passam pelo local todos os dias.