Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/20 às 10h37 - Atualizado em 22/05/20 às 10h37

Ponte sobre o Córrego Vicente Pires entra na segunda fase da obra

Nesta etapa será executada a fundação com concretagem, que dará base para toda a estrutura

 

 

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) deu início ontem (20) à segunda fase da obra de construção da ponte sobre o Córrego Vicente Pires. Após execução da limpeza do local e da terraplenagem, começou o serviço de concretagem da fundação, que dará sustentação ao elevado.

 

Após a conclusão desta etapa, o próximo passo será o erguimento da parede de concreto com os pilares, que dará suporte para o lançamento das 170 toneladas de vigas metálicas, seguida da aplicação do concreto e por último a implantação do aterro de encabeçamento da ponte.

 

A obra de arte especial de 40 metros está orçada em aproximadamente R$3,1 milhões, e está prevista para ser entregue à população em outubro deste ano.

 

Pedido antigo da comunidade

 

Esta é uma demanda antiga da população de Vicente Pires. No final do mês de abril deste ano o DER/DF iniciou a obra de construção desta passagem que dará acesso direto a aproximadamente 15 mil motoristas da cidade que trafegam pela marginal da Estrada Parque Ceilândia (EPCL/ DF-095) com destino à Estrada Parque Vale (EPVL – DF-087).

 

Após a conclusão da obra não será mais necessário que os motoristas acessem a via expressa da DF-095 para ter acesso à Pista do Jóquei.

 

 

O diretor-geral do órgão, Fauzi Nacfur Junior reforça a importância que o departamento tem dado às pequenas melhorias viárias que dão ótimos resultados no trânsito. “Esta é mais uma obra aparentemente pequena, de uma ponte de 40 metros, mas que vai dar um grande alívio aos motoristas daquela região.

 

Qualquer intervenção que economize tempo gasto no trânsito é bem vindo e estamos atentos a isso”, declarou.

 

Assista ao vídeo

 

 

Para a farmacêutica Aline Lopes, de 34 anos, moradora de Vicente Pires que trabalha no Guará, a construção da ponte trará vários benefícios aos motoristas da região. “Essa obra é realmente necessária porque além de encurtar um bom pedaço do caminho, vai ser mais seguro não precisar dirigir até a Estrutural, que é uma via de alta velocidade, só para depois entrar na rua do Jóquei”, explicou.

 

Pista do Jóquei

 

Em meados de fevereiro deste ano o DER inaugurou a obra de restauração asfáltica da Estrada Parque Vale (EPVL / DF-087), popularmente conhecida como Pista do Jóquei.

 

A obra foi executada na rodovia que liga a DF-095 – Estrada Parque Ceilândia (EPCL) e a DF-085 – Estrada Parque Taguatinga (EPTG), por onde passam, aproximadamente, 50 mil motoristas por dia das cidades de Vicente Pires, Águas Claras, Guará, Taguatinga, Ceilândia e Estrutural ao custo de R$6,2 milhões.

 

Por lá foram realizados os serviços de restauração de 3 km de asfalto, além de colocação de meios-fios, gramagem e construção de calçadas no canteiro central, sinalização horizontal (pintura das faixas de rolamento e de passagem de pedestres) e vertical (instalação de placas), readaquação geométrica dos balões e criação de faixa de aceleração e desaceleração no retorno da via.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500