14/02/14 às 16h55 - Atualizado em 1/11/18 às 16h30

Obras do Expresso DF chegam à fase final

VLP atenderá motoristas da região sul do DF. Os testes nos ônibus já começaram e obra deve ser entregue ainda neste semestre

As obras do Expresso DF Sul, eixo que vai ligar Santa Maria e Gama ao Plano Piloto, seguem em ritmo acelerado. As obras fazem parte do Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal e Entorno (PDTU), criado pelo GDF, para garantir um sistema viário moderno, rápido e confortável para a população. A previsão é que todo o eixo sul seja entregue neste semestre.

O Expresso DF, sistema de Veículo Leve Sobre Pneus (VLP), possui tecnologia de ponta, chamada BRT (Bus Rapid Transit). Para o VLP, estão sendo construídos 35 Km de corredores exclusivos para ônibus, 16 estações, 15 passarelas para pedestres, 2 terminais (sendo um no Gama e outro em Santa Maria), melhoria de acessibilidade e de infraestrutura.

De acordo com estudos feitos pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), o Eixo Sul atenderá uma população de 270 mil pessoas diariamente – cerca de 11% da população do DF –, onde estão localizadas algumas das maiores densidades populacionais da capital (Gama, Santa Maria e Park Way), além da população dos municípios goianos e entorno sul.

“Com o Expresso DF, o trajeto de quem sai da região sul até a rodoviária do Plano Piloto, será reduzido de 90 para 40 minutos, em horário de pico”, destaca o engenheiro executor do contrato, Samuel Dias.

Os ônibus do Expresso DF são automáticos e menos poluentes, possuem ar condicionado, suspensão pneumática regulável, monitores de vídeo, sistema de som, portas sincronizadas com as das estações, bancos estofados e piso com revestimento térmico e acústico. A frota é divida em duas categorias de ônibus articulados. A de piso alto, com capacidade de transportar, no máximo, 130 passageiros, terá 65 ônibus em circulação e, a de piso baixo para até 95 pessoas, com 38 ônibus. Ao todo, a frota do Eixo Sul atingirá o quantitativo de 100 veículos. As linhas serão operadas pela empresa Pioneira.

Box:

Um complexo de 22 viadutos está sendo construído na região do Expresso DF Sul para garantir fluidez e agilidade ao trânsito, facilitando a vida dos motoristas do Gama, Santa Maria, Park Way e entorno sul. 14 viadutos já estão prontos para operar, sendo que deste número, quatro já foram inaugurados pelo GDF.

O viaduto do Park Way, último a ser implantado, beneficiará diariamente mais de 80 mil motoristas que trafegam pela região. Os testes de segurança e velocidade e treinamento de equipe já começaram e seguem até a frota estar em perfeito funcionamento.

Fonte: Informe GDF