17/04/20 às 16h57 - Atualizado em 22/04/20 às 20h32

Obra no estacionamento da UnB Gama chega a 75% de conclusão

Mesmo durante o período chuvoso que têm sido intenso, o serviço de implantação do estacionamento externo do campus da UnB no Gama está com o cronograma avançado.

Hoje, após cinco meses de início das obras, o serviço total já atingiu 75% de conclusão. A drenagem pluvial já foi 99% concluída, enquanto que o serviço de terraplenagem já teve 90% do cronograma cumprido. Já a colocação dos bloquetes, que serão o piso do estacionamento, está 50% pronta.

“Após essas etapas concluídas, executaremos a sinalização, que é a última parte. Estimamos que até agosto entreguemos tudo prontinho para os alunos da universidade”, informou o engenheiro responsável pela obra, Eli Câmara.

Histórico da obra

A obra de implantação do estacionamento na área externa da Universidade de Brasília no Gama era uma demanda de oito anos da população da região administrativa da cidade, das cidades circunvizinhas e de docentes e alunos da UnB.

A ordem de serviço para início imediato da obra foi assinado em 18 de novembro de 2019 pelo diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior. Estiveram presentes no ato da assinatura a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura, o diretor do campus do Gama, Augusto Brasil, o vice-diretor do campus Gama, Sandro Haddad, o prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis, a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella e o superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Alves Cavalcante.

Custo da obra

A obra está orçada em R$3,2 milhões. Para a execução deste serviço, o DER/DF contou com a emenda parlamentar de dois deputados distritais ligados à educação. Do deputado Chico Vigilante (PT) veio R$500 mil de emenda, enquanto o deputado Leandro Grass (REDE) destinou R$150 mil para a obra. O restante do valor é proveniente do Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Após a conclusão, o estacionamento vai beneficiar aproximadamente três mil estudantes, além de professores e servidores do campus.

“Trazer conforto e segurança aos alunos deste campus da universidade é essencial. Lutamos muito para que essa obra saísse do papel, e agora, enfim, está perto de virar realidade”, destacou o diretor-geral, Fauzi Nacfur Junior.