18/03/21 às 8h53 - Atualizado em 29/03/21 às 10h28

Mais uma ponte para a comunidade do Córrego do Ouro

A obra aguardada pela população há 40 anos vai beneficiar aproximadamente duas mil pessoas da região

Satisfação e agradecimento. Esses são os sentimentos que tomam conta das cerca de duas mil pessoas que moram na comunidade do Córrego do Ouro, localizado na VC-201, na Fercal.

Isto porque o 2º Distrito Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) iniciou, na última semana, a construção de uma ponte com estrutura totalmente metálica de 10 metros de comprimento por três metros de largura em um trecho do córrego onde antes, por aproximadamente 40 anos, a passagem era apenas de madeira.

A condição desta travessia era tão precária que quando chovia e o nível da água do riacho subia, a família do produtor rural Gileno João de Freitas, de 57 anos, morador da região desde 1981, ficava ilhada por dias.

“Aqui só existia uma tábua para que as pessoas pudessem atravessar o córrego, e quando chovia forte ele transbordava e nós tínhamos que dormir na casa de algum vizinho. O meu irmão, que é cadeirante, faz tratamento no Hospital Sarah Kubitschek e muitas vezes não pode vir para casa pela falta de acessibilidade, mas com essa ponte tudo vai melhorar”, concluiu satisfeito.

Etapas da obra

Inicialmente a equipe construiu um gabião – muro de arrimo – de 40 metros de extensão por quatro metros de altura para garantir a estabilização de taludes e o controle de erosão. Este trecho também recebeu o plantio de grama.

Em seguida os oito servidores envolvidos na obra realizada por administração direta do órgão, ou seja, com recursos e maquinários próprios, abriram um acesso de aproximadamente três metros até o local onde a ponte está sendo construída. Agora a equipe trabalha para concluir a fundação e a estrutura metálica da ponte que suportará até 30 mil quilos.

Na sequência do cronograma de obra serão instalados perfis de aço em formato de I, de 17 milímetros de espessura, sendo sua sustentação composta por vigas também de aço. Em toda a estrutura serão utilizadas 10 toneladas de metal. Para a proteção dos pedestres serão instalados guarda-corpos em toda a extensão da ponte.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 15 dias.

Morador de uma das chácaras do local há 15 anos, o produtor rural e comerciante Rafael José Ribeiro, de 67 anos, agradeceu ao Departamento por mais esta obra que vai melhorar a vida da comunidade. Ribeiro, como é conhecido na região, conta que em seu caso a construção da ponte vai evitar que ele precise usar a força física para entregar as mercadorias aos vizinhos.

“Quando a ponte for concluída a minha vida vai ficar muito mais fácil porque não vou precisar carregar as compras nas costas por longas distâncias. Antes da construção da ponte eu carregava sacos muito pesados de grãos e deixava na beira do rio para que os vizinhos pegassem quando pudessem, porque eu não conseguia descer até as tábuas no riacho para atravessar para o outro lado. Essa atividade era pesada tanto pra mim quanto para eles”, disse o comerciante.

“Perceber que a presença do poder público por meio das obras realizadas pelo DER são capazes de melhorar a vida dessas pessoas é gratificante e nos deixa com a sensação de dever cumprido”, disse o chefe do 2º DR, Kênio Avelar.

O custo estimado para a construção dessa passagem é de aproximadamente R$70 mil. A obra conta ainda com o apoio da Superintendência de Operações do DER/DF e da Administração Regional da Fercal.

Erosão contida na região

Poucos metros antes da passagem em construção, a equipe conteve uma erosão que ameaçava o trecho ali perto. Demandado pela população, o órgão impediu o avanço do desgaste do terreno.

Depois de uma vistoria que constatou a necessidade de intervenção no local, foi executado um aterro, construído um bueiro de oito metros de extensão e 80 centímetros de diâmetro e a cerca antiga de arame de aproximadamente 30 metros foi totalmente trocada por uma nova.

Melhorias nas pontes da Fercal

Este é o quarto serviço realizado pelo DER em pontes na Fercal no último ano. Em julho de 2020, duas pontes existentes nas redondezas já haviam sido trocadas, uma localizada sobre o Rio Maranhão e outra sobre o Córrego Ribeirão.

Na via de passagem sobre o Rio Maranhão, a madeira antiga, que estava apodrecida, foi trocada por uma nova, e a base foi reforçada com guarda-corpos ao custo de R$ 40 mil.

Já a estrutura sobre o Córrego Ribeirão, que era de madeira, agora é totalmente de ferro. Na reforma foram investidos aproximadamente R$200 mil.

Em janeiro de 2021 foi concluída a reforma de outra ponte na comunidade rural Córrego do Ouro, que fica há menos de 1 km da ponte que está sendo construída hoje. Naquela passagem a antiga estrutura de madeira foi trocada por uma armação de aço, trazendo durabilidade e segurança, ao custo de R$ 250 mil.

Esta ponte possui 16 metros de extensão por 4,5 metros de largura. A estrutura conta com uma área de 72 metros quadrados formada por perfis de aço de 10 milímetros de espessura, sendo sua sustentação composta por vigas também de aço, em perfil em formato de H. Cerca de 30 toneladas do metal foram instaladas nesta passagem.

*A reforma de pontes e viadutos do DF pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) obedece ao Regimento Interno nº 37.065 do Decreto nº 39.537, que instituiu, no âmbito do Distrito Federal, o Plano de Implementação das Ações de Manutenção do Patrimônio do Distrito Federal (PAMP-DF).