Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/20 às 10h32 - Atualizado em 27/06/20 às 10h51

Liberada licitação para construção de viaduto no Riacho Fundo

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou a abertura do processo de licitação da obra de construção do viaduto do Riacho Fundo. A estrutura será erguida sobre o entroncamento de acesso para a região administrativa com a DF-075 (EPNB), e a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), de Águas Claras.

 

 

Nesta quinta-feira (26), o governador Ibaneis Rocha, por meio da Secretaria de Economia, liberou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) R$ 6 milhões para o início do processo de licitação, com expectativa de publicação em cerca de dez dias. O custo total da obra é de R$ 25 milhões.

 

 

A construção do viaduto no entroncamento do Riacho Fundo fazia parte do projeto de instalação do BRT Eixo Sudoeste, que vai do Núcleo Bandeirante ao Recanto das Emas. Pela grandeza da interferência viária, foi pinçado e projetado separadamente.

 

 

A intervenção deverá impactar a vida de pelo menos 100 mil motoristas que passam pelo entroncamento diariamente. A EPNB é uma via de ligação para diversas regiões administrativas como o Gama e Santa Maria, além do próprio Riacho Fundo. A rodovia dá também acesso à saída de Brasília no sentido Goiânia (GO).

 

 

“É um ponto de encontro crítico que terá um gargalo desafogado depois de pronto, dando fluidez a um trânsito sobrecarregado, principalmente nos horários de pico”, afirma o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

 

 

Detalhes da execução

 

 

Também esta semana o governador autorizou ao DER fechar o termo de referência e preparar a publicação do edital. Esse texto especifica as condições da obra e detalha tudo que precisará ser feito e usado pela empresa vencedora do processo. Caberá a ela também apresentar um plano de obra, mapeando os desvios e os tempos de fechamento dos semáforos para minimizar os impactos no trânsito durante a construção do viaduto.

 

 

Pela Lei de Licitações nº 8666/93, o edital precisa aguardar 30 dias para que os candidatos apresentem a documentação necessária. Cumpridos os prazos para recursos, entre 60 e 90 dias, o processo licitatório é encerrado. A expectativa é que a construção comece até o início de outubro e dure aproximadamente um ano.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo de Brasília

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500