Mais de 300 kg de alimentos e produtos foram doados para o Instituto do Carinho, que cuida de crianças em Ceilândia
Nesta segunda-feira (27), seis agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) realizaram a entrega de 306 kg de alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene ao Instituto do Carinho. Os produtos foram entregues atendendo as orientações de saúde, com os voluntários utilizando máscaras, luvas e álcool em gel.
As doações de servidores, colaboradores e de terceiros vão ajudar nos cuidados das 32 crianças com idades de 0 a 10 anos que foram encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ) que aguardam por adoção. A instituição também acolhe crianças que tem doenças raras e que suas famílias não têm condições de arcar com o tratamento em casa.
A organizadora da campanha, diretora de educação do DER-DF, Jucianne Nogueira, declarou a importância das doações inclusive de materiais que irão ajudar na prevenção da Covid-19. “Nós estamos satisfeitos por trazer para as crianças que moram no instituto a garantia de alimentação e outros cuidados básicos, principalmente em relação à higiene, por conta do Coronavírus”.
Para a diretora do Núcleo de Trabalho Voluntário do Instituto do Carinho, Laura Carneiro, de 50 anos, as doações vão ajudar a manter os projetos e qualidade de vida das crianças. “As doações que vocês arrecadaram é de importância extrema, porque a gente vive de doações, tanto material quanto financeira, então tudo que é doado é bem-vindo e bem utilizado”, agradeceu.
Campanha de doação
Com o objetivo de ajudar instituições de caridade neste período delicado de pandemia causado pelo novo coronavírus, os agentes de trânsito do DER organizaram a campanha de doação de alimentos e produtos de higiene.
Idealizada pelos diretores de fiscalização e educação do DER-DF, Francisco Filho Chagas e Jucianne Nogueira, a campanha ocorreu entre os dias 13 e 24 de abril, e no total foram arrecadados 445 produtos, totalizando 306 kg de material. Os pontos de coleta foram a sede do Departamento, a Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia, e a Gerência de Controle Operacional (GECOP), ambos no Parque Rodoviário, em Sobradinho.
História do Instituto
Criado inicialmente com o nome de Lar Bezerra de Menezes em 2011, e com o objetivo de acolher crianças de 0 a 10 anos encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal e que esperam por uma família, a instituição expandiu seus atendimentos e em 2017 criou o Projeto Casa do Carinho, para atender crianças que precisam de tratamento em casa (home care).
Com cuidados diários, interação com outras crianças e visitas de voluntários que se apaixonaram pelo Projeto, a casa tem capacidade para receber 17 meninos. Atualmente, 10 crianças recebem os cuidados profissionais 24 horas por dias. Para este trabalho o abrigo conta com uma equipe técnica de 38 profissionais que cuidam da área de home care.
Além desses trabalhos, a instituição realiza o Projeto Criança do Futuro, que oferece atividades de judô, balé, capoeira, dança, música e futebol a 188 meninas e meninos de duas escolas próximas ao instituto nos horários contrários às aulas.
A entidade trabalha com mais dois atos de filantropia, que são o Projeto Irmã Dulce, que distribui parte das doações de cestas básicas para as famílias que tem crianças cuidadas na Casa do Carinho e com outras instituições e também organização não governamental Resgate que, entre outros serviços, dá assistência técnica aos interessados em fundar instituições de caridade.
Com tantas áreas de atuação, em 2019 a Casa do Carinho passou a chamar-se Instituto do Carinho.
Solidariedade na batalha contra a pandemia
Parte dos produtos doados poderá ser destinada à Campanha de Solidariedade Contra o Coronavírus do IC. Criado em 23 de março, o instituto criou pontos de coleta de alimentos, produtos de higiene e também de roupas para ajudar pessoas que perderam suas fontes de renda durante o período de distanciamento social em prevenção ao Coronavírus (COVID-19).
Em mais uma ação o IC conta com voluntários para a preparação e distribuição de marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social que também não podem trabalhar por causa da pandemia. Segundo o Instituto do Carinho já foram doadas mais de 2.400 mil refeições em todo o DF e também em Águas Lindas- GO.
Os alimentos doados são preparados nas casas dos voluntários e distribuídas por quem se disponibiliza a dirigir seu automóvel para entregar as marmitas.
Como ajudar o Instituto do Carinho
Para quem puder ajudar financeiramente, o IC possui as seguintes contas bancárias: Banco do Brasil, agência 3598-0, conta poupança 38867-0, variação 51; CNPJ- 13.898.819/0001-60.
Bancoob: Agência 001, conta:80.000220-2
BRB: Agência 164, conta 004.343-5
Quem quiser contatar o IC para ajudar de qualquer forma, seja com doações ou com trabalho voluntário, pode ligar para o telefone 9 9963 5592 e falar com Ana Beatriz Rocha.
Para mais informações sobre o Instituto do Carinho acesse o site https://institutodocarinho.org.br/
DER
SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500