Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/21 às 9h14 - Atualizado em 17/05/21 às 9h14

Início da obra de contenção do Morro do Piauí

Cerca de 230 famílias das quadras 3 e 4 da Fercal I serão beneficiadas

 

No espaço entre a estrutura e a encosta do morro será feito um aterro compactado com material de boa qualidade, controlando as erosões e garantindo segurança para pedestres e motoristas que trafegam pela região | Fotos: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

 

Uma demanda antiga dos moradores do Morro do Piauí, na Fercal I, finalmente saiu do papel. Teve início a construção do muro de gabião, estrutura para dar sustentação à base do local e garantir a segurança das 237 famílias que habitam nas quadras 3 e 4. O Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), investiu mais de R$ 539 mil na obra.

 

O muro de gabião é uma estrutura constituída por gaiolas metálicas conformadas por malhas hexagonais de fios de aço galvanizados, onde são introduzidas pedras do tipo rachão, próprias para o preenchimento. Os trabalhos de construção da estrutura foram iniciados nesta semana com a chegada do maquinário e do primeiro carregamento de pedras.

 

As armações cobrirão os cerca de 260 metros de comprimento por sete metros de altura, em uma formação semelhante a uma escada, com os degraus virados para a encosta do morro. Ao todo, aproximadamente 1,8 mil toneladas de pedras preencherão o muro de gabião, garantindo a estabilidade ao terreno, e cerca de oito toneladas de aço galvanizado nas malhas que compõem as gaiolas metálicas.

 

No espaço entre a estrutura e a encosta do morro será feito um aterro compactado com material de boa qualidade, controlando as erosões e garantindo segurança para pedestres e motoristas que trafegam pela região. Dezenas de empregos foram gerados com a construção.

 

“Hoje vejo a comunidade ganhando tudo o que não havia ganhado até hoje”. A afirmação é da presidente da Associação de Moradores da Fercal I, Vanderli das Graças Barbosa, 65 anos. “Estava muito perigoso, já vi carro cair ali, já vi criança cair do barranco, então hoje nos sentimos realizados com essa obra. É um sonho que finalmente está sendo realizado”, ressalta ela, que mora na Fercal há 35 anos e é funcionária pública aposentada.

 

O administrador regional da Fercal, Fernando Madeira, detalha os benefícios no quesito segurança que o muro de gabião vai garantir para a população que mora no Morro do Piauí: “A Defesa Civil chegou a interditar algumas casas por se tratar de uma área de risco, pois havia um grande risco de deslizamento. Então essa construção vai trazer mais segurança para os moradores, principalmente das primeiras casas, porque todo período de chuvas gerava muita preocupação”.

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500