10/06/21 às 15h56 - Atualizado em 10/06/21 às 16h04

Finalizada a pavimentação do acesso entre DVO e a BR-020

Obra integra série de melhorias viárias em acessos e travessias localizadas na rodovia federal

Está concluída a obra de pavimentação do acesso entre o Departamento de Vias e Obras (DVO), em Planaltina, e a BR-020.

O serviço foi totalmente executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) ao longo de aproximadamente 1 km, e vai beneficiar a comunidade que conta com cerca de 200 famílias.

A equipe de 10 operários destacados para o serviço concluiu as etapas de terraplenagem, base e a sub-base e a implantação da capa asfáltica. Também foram implantados 100 metros de meio-fio, além de 40 metros de canaletas de concreto e, por fim, a sinalização horizontal e vertical.

Na realização deste serviço foram utilizadas cerca de 110 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). A benfeitoria, realizada por administração direta, teve início na segunda quinzena de abril.

“Eu moro no DVO há 32 anos e sempre esperei por este acesso que é muito bem-vindo, porque facilita a entrada e saída dos motoristas que sofriam tanto na época da seca com a poeira, quanto no tempo da chuva com a lama, e agora isso acabou. Vai melhorar também a vida dos pedestres que precisam caminhar até a parada de ônibus”, destacou o comerciante Antônio Regino de Lima, de 57 anos.

A obra beneficiará também cerca de 300 alunos do Colégio Brochado da Rocha que moram nas comunidades rurais próximas.

Série de melhorias

O DER atua na execução de obras na BR-020, no trecho que abrange o balão do Colorado até a Avenida Independência, de Planaltina.

Desde 2019, o órgão realiza melhorias viárias para quem trafega naquele trecho da rodovia federal, que é de circunscrição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), mas que por conta do futuro BRT-Norte, passou a ser de responsabilidade do DER/DF para obras.

No mês de julho do primeiro ano da atual gestão, foi efetuado o deslocamento da posição do retorno em frente ao supermercado Comper, no sentido Planaltina / Brasília, para facilitar a conversão dos veículos. No trecho foi implantada uma faixa de aceleração de acesso à via que diminuiu o tempo de espera dos motoristas que utilizam o retorno.

Em agosto de 2020, foi finalizado o alargamento de uma agulha (faixa de acesso) no km 1 da BR-020, no sentido Planaltina, para atender melhor às necessidades de quem precisa sair da via marginal para a via expressa. Além do alargamento, também houve a abertura uma faixa de aceleração, que antes era inexistente.

No mês seguinte foram executados mais dois retornos nas proximidades.

Ainda no segundo semestre de 2020, foram iniciadas obras que facilitam a vida de 80 mil condutores que trafegam pelo trecho dos condomínios localizados às margens das rodovias.

As obras realizadas por administração direta, contaram com as ações de 20 operários nas proximidades dos residenciais Alto da Boa Vista, Nova Colina, Vivendas Nova Petrópolis, Recanto do Sossego e bairro Córrego Arrozal. Os serviços foram concluídos no primeiro trimestre de 2021.

Já em abril deste ano, foi concluída a readequação de duas rotatórias no km 20 da rodovia. Os retornos foram remanejados para 100 metros adiante de onde eram localizados.

A readequação do trecho duplicou a metragem das faixas de aceleração e desaceleração dos retornos de 100 para 200 metros.

Fases das obras

A abertura dos acessos incluiu as etapas de instalação de sistema de drenagem, construção e reposicionamento de retornos, faixas de desaceleração e aceleração, pavimentação e sinalização horizontal e vertical.

Todas as obras de readequação viária são realizadas após a aprovação dos estudos técnicos que constatam a necessidade dos ajustes.

Passarelas

Em novembro de 2019, o DER concluiu a construção de duas passarelas aéreas na rodovia: uma situada em frente ao Condomínio Vivendas Nova Petrópolis e outra em frente ao Setor Habitacional Nova Colina II.

A conclusão das duas estruturas beneficiam aproximadamente dez mil pessoas que cruzam a rodovia diariamente.

A construção da passarela na altura do km 8, próximo ao Setor Habitacional Nova Colina II, teve início em fevereiro do mesmo ano e nela foram investidos R$3,6 milhões. O serviço foi concluído em 270 dias.

Já a construção da passarela na altura do km 16, próximo ao Vivendas Nova Petrópolis teve início no mês seguinte , ao custo de R$3,3 milhões. A passagem foi concluída após seis meses de trabalho.

Uma terceira passarela foi erguida na altura do km 4 da BR-020, próximo ao condomínio Morada dos Nobres.

A obra foi concluída em dezembro de 2019, depois de aproximadamente um semestre de trabalho. Nesta passagem foram investidos cerca R$2,9 milhões.

Os serviços de construção de passarelas passam pelas etapas que compreendem o erguimento da estrutura da base de pilar metálico, implantação das barras de apoio, também da tela metálica e dos chamados “guarda-corpos”, colocação de assoalhos e pintura de toda a passagem.

Existe a previsão de que mais duas passarelas sejam construídas na rodovia federal até o final dessa gestão: uma no Recanto do Sossego e outra em frente ao Condomínio Nova Esperança.

As passarelas serão erguidas quando forem executadas as obras do BRT Norte, que já têm projeto pronto e aguarda a viabilização de recursos para licitar os serviços.

O diretor-geral do Departamento, Fauzi Nacfur Júnior comemora os resultados das melhorias que abrangem a BR-020 realizadas pelo DER. “Essas obras chegam até nós como demandas da população. E este é um trecho por onde passam milhares de veículos diariamente e também uma grande quantidade de pedestres que precisam de segurança, comodidade e conforto para se deslocarem. Os resultados destas ações nos deixam muito satisfeitos”, concluiu.