Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/20 às 19h32 - Atualizado em 25/05/20 às 19h39

Duas mil máscaras e produtos de limpeza são doados ao Sistema Penitenciário

DER participou da ação com caminhões e recolhimento dos produtos

 

 

Equipe do DER/DF fez a entrega do material à SESIPE

 

 

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Por meio de doação, o Sistema Penitenciário do Distrito Federal recebeu, na última sexta-feira (22), material de limpeza, álcool e máscaras laváveis de proteção individual. As entregas foram feitas pelo Conselho da Comunidade de Execução Penal do Distrito Federal – que fez o repasse de 705 litros de água sanitária e 512 litros de álcool líquido e 184 quilos de sabão em pó – e pelo Projeto Mãos Que Ajudam – que entregou duas mil máscaras laváveis de proteção individual.

 

O secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres, elogiou a iniciativa. “A Segurança Pública do Distrito Federal está aplicando uma série de protocolo de limpeza e desinfecção nas unidades prisionais visando proteger policiais penais e internos. Iniciativas como contribui com as ações de combate ao coronavírus no ambiente carcerário”.

 

Foto: SSP/Divulgação

A higienização de celas e viaturas tem sido reforçada. Desta forma, como afirma o coordenador-geral da SESIPE, o delegado Érito Pereira, o material será encaminhado às unidades prisionais de acordo com a demanda de cada um. “A desinfecção nos presídios tem sido feito semanalmente por nossa Gerência de Obras. Todo material de limpeza é importante para contribuir com essa ação”.

 

As máscaras serão distribuídas aos policiais penais e também para detentos, principalmente nos novos blocos do Centro de Detenção II (CDP II). Quatrocentas vagas foram disponibilizadas para detentos que chegam ao Sistema Penitenciário e passam pela quarentena de 21 dias e também para aqueles com suspeita ou contaminados pelo novo coronavírus. “Os cuidados nesses locais são redobrados, seguindo protocolos específicos da Secretaria de Saúde”, disse o coordenador.

 

De acordo com o representante do Projeto Mãos que Ajudam, Tomé Farias, todo ano um projeto diferente é realizado. Neste ano, resolveram se unir contra a pandemia. “Estávamos preparados para uma campanha para os cuidados com o meio ambiente. Por conta da COVID-19, mudamos nosso foco. Temos distribuído máscaras em todo território nacional. Voluntários se juntam e cada um de uma forma, seja doando tecidos seja costurando, contribui da melhor forma”.

 

O material de limpeza arrecadado pelo Conselho da Comunidade de Execução Penal do Distrito Federal foi entregue nas administrações regionais. “Procuramos pontos com certa facilidade para a população entregar as doações. A Secretaria de Atendimento à Comunidade viabilizou esses pontos e também o recolhimento, que foi feito por equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF)”, contou o presidente do Conselho, João Antônio.

 

O superintendente de Operações do DER/DF, Murilo de Melo, falou da importância da união de esforços no cenário pandêmico. “Fizemos a entrega da semana passada e nesta semana continuaremos a dar esse suporte necessário. É importante a união de todos neste momento”.

 

Edição: Lanna Morais

Foto: Divulgação

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500