Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/20 às 19h10 - Atualizado em 26/05/20 às 19h10

DER se une à ação de enfrentamento à Covid-19

Equipes de fiscalização atuaram em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia

 

 

 

Nos dias 22, 23 e 24 deste mês vinte servidores do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) se uniram ao DF Legal, à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), à Secretaria de Saúde do DF, ao Corpo de Bombeiros Militar do DF, ao Instituto do Consumidor (PROCON), ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), ao Departamento de Trânsito do DF (Detran), à Vigilância Sanitária, Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, Polícia Civil do DF e às Administrações Regionais de Ceilândia, Pôr do Sol, Taguatinga e Samambaia em uma força-tarefa para fiscalizar o uso de máscaras nessas cidades.

 

A ação teve por objetivo orientar as pessoas que não estavam usando máscaras de proteção contra a Covid-19. A obrigatoriedade começou a valer no dia11 deste mês através de decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado no dia 30 de abril.

 

Com base no Artigo 10 da Lei Federal n° 6.437, de 20 de agosto de 1977, que trata das infrações à legislação sanitária, quem for pego sem máscaras em espaços públicos poderá ser autuado e multado a partir de R$ 2 mil.

 

As equipes também distribuíram máscaras gratuitamente para a população. Ao todo foram entregues 50 mil unidades do material e mais de 24 mil estabelecimentos foram visitados durante as operações que ocorreu entre as 8h e as 17h dos três dias.

 

Para o gerente de Regularização e Fiscalização de Faixas de Domínio, Alcivânio Soares, a ação é importante para prevenir o contágio e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

 

“É importante orientar a população a utilizar máscaras para que possamos diminuir o número de casos diários do novo coronavírus no DF. E também para não sobrecarregar a rede pública e privada de saúde, deixando o atendimento para os que realmente precisarem”, reforçou o gerente.

 

Conscientização

 

Com o aumento da população nas ruas é essencial que exista uma orientação para que as pessoas permaneçam em suas casas, caso seja possível. Com este objetivo é que as dez viaturas com dez agentes de trânsito e dez fiscais de faixas de domínio do DER/DF estiveram nas cidades em conjunto com órgãos parceiros.

 

O estudante de Administração Daniel Pereira de Almeida, de 23 anos, foi abordado por uma das equipes e apoiou a fiscalização. “A distribuição de máscaras é muito importante nesse momento, uma das melhores prevenções para a Covid-19, e com certeza a fiscalização vai ajudar na diminuição de pessoas nas ruas, o que vem aumentando muito nesses dias”, disse.

 

Outras ações deverão ser realizadas enquanto durar a pandemia para conscientização da população.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500