Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/13 às 17h46 - Atualizado em 1/11/18 às 16h31

DER participa do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

 Em evento realizado no último domingo, o DER participou com materiais de conscientização para um trânsito seguro

Brasília, 18 de novembro de 2013 – O Ministério das Cidades promoveu, no último domingo (17), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. O evento, que este ano foi sediado em Brasília, é celebrado em todo o mundo, no terceiro domingo de novembro.

O evento é uma iniciativa do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes de Trânsito (Parada – Um Pacto Pela Vida), em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Organização Não Governamental (ONG) Trânsito Amigo. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade da mudança de atitude no trânsito e homenagear parentes e vítimas de acidentes de trânsito.

O intuito do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é mostrar à sociedade e às autoridades que os acidentes são previsíveis, que podem ser evitados e, a partir deste pensamento, gerar uma reflexão sobre um trânsito mais seguro e humanizado.

Com este fim, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) participou do evento através da Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia – que fez exposição em stand sobre os trabalhos realizados pela entidade em prol da segurança no trânsito. Lá foi apresentado um material de conscientização, com as ações educativas realizadas para o público adulto e infantil e a distribuição de kits ilustrativos.

A expectativa do DER, através de ações educativas e de fiscalização de trânsito, é reduzir o número de acidentes nas rodovias distritais, aumentando a segurança para os usuários das vias.

O evento contou com a presença de autoridades locais e federais, a participação de vários órgãos e entidades de trânsito públicos e não governamentais e de empresas privadas que abraçam a causa. No âmbito cultural, foi realizado um culto ecumênico, shows do Padre Fábio de Mello e da cantora gospel Marcela Taís. Houve ainda depoimentos de parentes de vítimas e demonstração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de como é feito um resgate de acidente de trânsito.

Com informações de Graziela Portela, porta-voz da SUTRAN

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500