24/05/19 às 14h09 - Atualizado em 24/05/19 às 14h11

DER libera segundo trecho finalizado da obra Torto-Colorado nesta sexta-feira (24)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) liberou hoje (24), o acesso ao balão do Colorado pelo Lago Oeste. Este trecho faz parte da obra Torto-Colorado (LTC) e integra a obra do Trevo de Triagem Norte (TTN).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Conforme anunciado em 26 de abril, quando liberado o primeiro trecho concluído da obra – os dois viadutos no acesso à DF-150, a cada 30 dias será entregue uma parte da obra até que toda ela esteja finalizada. As liberações parciais de trechos da obra conforme forem sendo concluídos vai dar fluidez ao trânsito gradativamente. A conclusão completa está prevista para a segunda quinzena de julho deste ano. Atualmente cerca de 100 mil veículos passam pela DF-003 diariamente.

A obra no Trevo de Triagem Norte e Torto-Colorado

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. O objetivo é distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, ao Eixão Norte e Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2.

Somadas às passagens da Ligação Torto-Colorado — construção de pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios, são ao todo 28 intervenções.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As benfeitorias somam R$ 207 milhões — R$ 146 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 51 milhões de contrapartida do governo de Brasília e R$ 10 milhões da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As obras do Torto-Colorado, especificamente, são fundamentais para livrar a saída norte do DF dos infindáveis engarrafamentos que diariamente ocorrem nos horários de pico (de 6h as 9h e de 17h30 às 19h45), que tanto prejudicam os usuários da DF-003 e das cidades de Planaltina, Sobradinho I e II e diversos condomínios do Grande Colorado, da DF-150. A população média nessas cidades é em torno de 370 mil pessoas.