25/06/20 às 13h03 - Atualizado em 25/06/20 às 13h11

DER implanta sistema de canalização em área rural de Planaltina

O novo sistema substituirá a ponte que havia sobre o Córrego Barbatimão e proporcionará mais segurança aos moradores

Este mês o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) está trabalhando em mais uma ponte de uma região rural do DF. O novo trabalho consiste na implantação do sistema de canalização do Córrego Barbatimão, localizado na DF–320, em Planaltina.

Este trecho da rodovia é ligado à DF-310 pela VC- 173, na comunidade Rio Preto. A obra vai substituir a ponte de 7 metros de comprimento por 4,5 de largura que existia sobre o riacho.

Com 10% da obra já executada, foi iniciada a fase de fundação do terreno que receberá 12 galerias de concreto armado de dois metros de largura por dois metros de comprimento por onde a água do córrego vai escoar.

Nesta etapa também serão abertas as valas onde serão inseridas as galerias. Após o término da obra as vala serão aterradas para a reposição da superfície do terreno por onde os veículos vão trafegar.

Início da obra

O serviço realizado por obra direta do DER a pedido da comunidade local teve como ponto de partida a criação de um desvio para as águas do regato, seguida da interrupção do tráfego no trecho. Na sequência a estrutura de metal e o assoalho de madeira da passagem foram desmontados pelos oito operários que executam a obra.

“Nós realizamos um estudo técnico e concluímos que ao invés de simplesmente substituirmos a ponte que existia por outra será melhor para o tráfego e para segurança da população implantarmos esse sistema de canalização, em que as galerias de concreto armado são colocadas por baixo da terra”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Kênio Avelar.

A previsão é que a obra seja executada em 60 dias e vai beneficiar aproximadamente mil moradores da área rural, onde estão localizadas 20 fazendas da Cooperativa Agrícola Rio Preto LTDA (Coarp), que fica às margens da DF- 320.

O produtor João Batista Soares agradeceu o órgão pelas melhorias que tem realizado na área rural da cidade.

“Temos acompanhado as várias obras que o DER tem feito para o benefício de todos nós que moramos nesta região agrícola. As melhorias ajudam muito na distribuição dos produtos que produzimos aqui e que vai para vários lugares do Distrito Federal”, ressaltou.

Melhorias realizadas nas pontes da região

Está é a terceira passagem do setor rural de Planaltina que passa por obras realizadas pelo departamento este ano.

Em 19 de maio o DER inaugurou uma passagem de 17 metros de comprimento por 5,5 metros de largura na região do Ribeirão Extrema, na VC-173 que liga a DF-320 à DF-310. A obra foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF).

A restauração da ponte precisou ser executada depois que um caminhão quebrou o piso de madeira. Com isso, a estrutura foi reforçada e passou a ser totalmente metálica para garantir a segurança viária dos cerca de mil moradores do setor e também para assegurar a passagem de caminhões carregados de feijão, milho e soja dos produtores da região.

Três dias depois, cerca de três mil moradores do Núcleo Rural Rajadinha puderam usufruir da passagem sobre o Córrego Pipiripau. A obra foi resultado de uma ação preventiva logo após uma vistoria de rotina, que constatou o risco de desmoronamento da ponte.

O trabalho no local contou com o alargamento da ponte em três metros para totalizar 6,5 metros, a canalização da água com manilhas e a construção de novas galerias, com o intuito de garantir a segurança no deslocamento de população que conta com mais de 300 alunos que estudam na Escola Classe Rajadinha.

Os trabalhos foram realizados por técnicos da autarquia em parceria com diversos órgãos, como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Secretaria de Agricultura e Administração Regional de Planaltina.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo de Brasília