Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/21 às 14h58 - Atualizado em 24/05/21 às 15h42

DER fecha terceira semana do Maio Amarelo com 3 mil atendimentos

Desde o início da campanha, mais de 11 mil pessoas foram conscientizadas sobre importância do respeito às leis de trânsito

 

 

 

Por meio de ações educativas com distribuição de materiais, a equipe da Diretoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) concluiu a terceira semana de atividades voltadas para o Maio Amarelo, campanha voltada para conscientização da sociedade mundial para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

 

Somente na terceira semana de campanha, compreendida entre os dias 17 e 23, aproximadamente de três mil pessoas foram orientadas. Desde o início do mês, já foram mais 11 mil pessoas receberam orientações e materiais educativos que estimulam atitudes para um trânsito mais seguro.

 

Primeira semana de ações

 

As atividades voltadas para a edição 2021 do Maio Amarelo foram iniciadas na segunda-feira (3), no km 7 da Estrada Parque Taguatinga (DF-085).

 

Já na terça-feira (4) e quinta-feira (6) os trabalhadores da empresa de cimento Ciplan, na Fercal (DF-205), assistiram a uma palestra sobre itens de segurança dos caminhões, a observância aos pesos e dimensões dos veículos, entre outros assuntos pertinentes à categoria.

 

Na quarta-feira (5), uma blitz educativa foi realizada no km 0 da DF-130.

 

Já no dia 7, a blitz foi realizada na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), no trecho em frente ao Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) e no sábado (8), a equipe esteve no Polo de Plantas do Paranoá, onde além das ações educativas de praxe, flores foram distribuídas em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no domingo (9).

 

Segunda semana

 

A continuação das atividades aconteceu na terça-feira (11), com a realização de uma blitz educativa no km 4 da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075).

 

No dia seguinte, a campanha teve como público-alvo os motociclistas que trafegavam pelo Pistão Sul, na Estrada Parque Contorno (DF-001) e na quinta-feira (13), as ações tiveram sequência na altura do Km 4 da DF-180.

 

Na sexta-feira (14) o dia foi separado para elas, com a realização da segunda edição do curso de mecânica básica para mulheres, promovido na sede do DER, entre às 8h e 18h, com aula teórica e prática.

 

No domingo (16), as atividades foram direcionadas para os ciclistas que estiveram no tradicional Eixão do Lazer (DF-002). No local foram distribuídos mil kits educativos, cada um com um colete refletivo, uma garrafa, um guia do ciclista, adesivos do Maio Amarelo, entre outros itens.

 

Terceira semana

 

A penúltima semana de ações do Maio Amarelo teve início na segunda-feira (17), com realização de uma blitz educativa no km 2 da DF-140.

 

Na terça-feira (18) e quinta-feira (20), servidores e colaboradores do DER/DF receberam uma atenção especial, com informações sobre trânsito pela equipe da Educação de Trânsito e com atendimento na tenda da saúde, onde foram oferecidos os serviços de aferição da pressão e também de glicemia.

 

“Na correria de todos os dias, nem sempre ficamos atentos à nossa saúde, então nada melhor que aproveitar a oportunidade para sabermos se está tudo em ordem, e graças a Deus está tudo bem”, disse satisfeita a secretária da Superintendência de Obras, Andréia Martins, de 41 anos.

 

Na quarta-feira (19) a equipe esteve presente na Rodoviária do Plano Piloto com o objetivo de conscientizar os pedestres sobre os cuidados no momento da travessia. As pessoas abordadas receberam materiais educativos.

Na sexta-feira (21), a campanha educativa de trânsito foi realizada na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), para os profissionais da área.

 

No fechamento da 3ª semana, as atividades instrutivas voltadas para o Maio Amarelo 2021 foi finalizada na altura da Quadra 103 Oeste de São Sebastião.

 

Sequência da campanha

 

A semana que fecha o calendário de ações do Maio Amarelo será iniciada na próxima terça-feira (25) com uma campanha de conscientização de pedestres que será realizada de 8h às 12h na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho do Pistão Sul, em frente ao Taguatinga Shopping.

A expectativa é que cerca de mil pessoas recebam orientações sobre a importância de atravessar a faixa de pedestres.

 

Doação de alimentos

 

E em 2021, além agir com ações educativas, o órgão realiza uma campanha de doação de alimentos.

Quem puder e quiser participar dessa ação vai ajudar 15 famílias das crianças que estudam Escola Classe Aguilhada, em São Sebastião.

 

A iniciativa conta com a parceria do projeto Pedalando para Escola, que também faz um trabalho de doação bicicletas para que crianças carentes possam se dirigir até o estabelecimento de ensino.

 

*Acompanhe as ações do Maio Amarelo pelo DER/DF nas redes sociais

 

Site: der.df.gov.br / transitolandia.df.gov.br

 

Instagram: @der.df / @transitolandiaderdf

 

Youtube: Transitolândia DER/DF

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500