Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/20 às 16h18 - Atualizado em 1/12/20 às 16h21

DER fabrica selos de premiação para quadras do Plano Piloto

A condecoração será entregue a oito prédios que se destacaram pela manutenção predial e preservação arquitetônica

 

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), por meio da Superintendência de Operações (Suoper), fabricou os oito selos que premiarão os blocos residenciais das superquadras do Plano Piloto que se destacaram pela manutenção predial e preservação arquitetônica de Brasília.

 

A fabricação dos selos por parte do Departamento foi solicitada pela Administração Regional do Plano Piloto (RA I) e atende ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), criador da premiação em homenagem aos 60 anos da capital federal, comemorado em 21 de abril.

 

Os selos serão fixados nos prismas que também foram produzidos pelo DER para informar o endereçamento das quadras.

Para o superintendente de operações do DER/DF, Murilo de Melo Santos, ao participar da iniciativa o órgão ajuda a mostrar a importância da preservação predial da capital federal que é tombada como patrimônio histórico e cultural da humanidade desde 1987.

 

“Esse selo serve de estímulo para que os moradores de Brasília preservem suas residências que fazem parte da história da arquitetura e que é famosa no mundo inteiro. Nós do DER estamos contentes por fazermos parte deste momento”, finalizou.

 

O Evento

 

A honraria, que tem o objetivo de reconhecer o valor histórico das edificações, começará a ser entregue a partir de amanhã (02) e seguirá em datas alternadas até o dia 11. Confira no cronograma.

 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), Daniel Mangabeira, explicou que a escolha dos edifícios merecedores do selo foi definida após uma série de visitas realizadas pela comissão composta por cinco membros.

 

“Foram quase 1.500 visitas a edifícios construídos entre os meses de abril e setembro deste ano. Destes, 30 foram indicados pelos conselheiros para a avaliação final, ocorrida em outubro, que definiu os oito merecedores do selo”, concluiu.

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro ressalta a missão dos governantes de zelar pela preservação do bem histórico. “O poder público tem o dever de adotar medidas de preservação dos bens de valor histórico, artístico e cultural, e edificações de arquitetura”, disse.

 

Confira os dias, horários e quadras que receberão os selos da CAU/DF:

 

02/12 às 9h – SQS 210 bloco C

02/12 às 11h – SQS 309 bloco E

04/12 às 9h – SQS 314 bloco K

04/12 às 11h – SQN 108 bloco D

09/12 às 9h – SQS 206 bloco I

09/12 às 11h – SQN 416 bloco H

11/12 às 9h – SQS 204 bloco K

11/12 às 11h – SQS 203 bloco C

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500