Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/14 às 21h27 - Atualizado em 1/11/18 às 16h30

DER-DF realiza ações pela segurança no trânsito em apoio ao Maio Amarelo

 

Brasília, 29 de abril – O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) participa durante todo o mês de maio do “MAIO AMARELO”, movimento apoiado pelo Poder Público e por diversas entidades da sociedade civil, com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em consonância com o sucesso do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, que abordam, respectivamente, o câncer de mama e de próstata, o “MAIO AMARELO” é um chamado para a atenção pela vida e um estímulo às atividades voltadas para a conscientização dos usuários do trânsito.

O superintendente de Trânsito do DER/DF, Murilo de Melo Santos, acredita que o movimento é mais um aliado na busca de um trânsito seguro. “Acidentes acontecem em razão do comportamento indevido do cidadão no trânsito: falta de manutenção no veículo, direção perigosa, falta de atenção, desrespeito às regras de trânsito. Este movimento serve para estimular a conscientização das pessoas”.

O símbolo escolhido para o movimento é um laço na cor amarela, cuja simbologia em relação à conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade.

Ações programadas
A primeira ação do DER/DF dentro do movimento ocorre durante o período do feriado do Dia do Trabalho, de 30 de abril a 5 de maio, quando a fiscalização de trânsito e as campanhas educativas nas rodovias distritais serão intensificadas.

De acordo com um dos idealizadores do “MAIO AMARELO” em Brasília, o agente de Trânsito Fabio Vargas, a inspiração para o apoio ao movimento surgiu a partir de uma carta. “Os agentes de trânsito se sensibilizaram com a carta de um motorista aposentado, que dias antes de morrer havia pedido um trânsito mais seguro”.

Para outro incentivador do “MAIO AMARELO”, o agente de Trânsito Paulo Victor, as ações servem para educar e alertar. “O cidadão tem de ser cauteloso e prudente no trânsito. Qualquer um pode ser vítima de um acidente. A atenção deve ser redobrada, ainda mais em períodos de festa e feriado”, ressalta.

As ações educativas e de fiscalização serão diárias e permanentes, mas com atividades especiais em locais, dias e horários estratégicos, de acordo com estatísticas de acidentes.

Até o dia 31 de maio, servidores do DER/DF, incluindo terceirizados, vão participar de uma campanha de doação de sangue junto ao Hemocentro de Brasília, instituição que constantemente apresenta déficit de sangue em seu estoque, o que prejudica o atendimento a acidentados, hemofílicos, entre outros que necessitam de uma transfusão.

No dia 25 de maio será realizada a “Corrida pela Segurança no Trânsito”, na DF 002 – Eixo Rodoviário Norte (Eixão), às 8h. A inscrição para o evento será 3kg de alimento não perecível e a quantidade arrecadada será repassada a instituições de caridade. Poderão se inscrever servidores e terceirizados, mas a população em geral também está convidada para o evento.

Serão dois tipos de competição: revezamento, com cinco pessoas em cada equipe, cada um correndo 1km; e a corrida individual, com um percurso de 5km.

Link para o site do movimento:
http://maioamarelo.com/

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500