19/11/19 às 10h09 - Atualizado em 19/11/19 às 10h12

DER/DF assina ordem de serviço para iniciar implantação de estacionamento da UnB Gama

Documento foi assinado na tarde desta segunda-feira (18) com a presença da reitora da universidade

Uma demanda antiga da população da região administrativa do Gama, de cidades circunvizinhas e de docentes e alunos da Universidade de Brasília, que completaria oito anos agora em 2019, finalmente sairá do papel.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Junior assinou, na tarde de hoje (18), a ordem de serviço para início imediato da obra de implantação do estacionamento externo do campus da UnB no Gama. Serão realizados também os serviços de sinalização e drenagem pluvial.

A obra tem previsão de execução de 180 dias, ao custo de R$3,2 milhões e será executada pela empresa HL Terraplanagem. Após a conclusão, o estacionamento vai beneficiar aproximadamente três mil estudantes, além de professores e servidores do campus.

Para a execução deste serviço, o DER/DF contou com a emenda parlamentar de dois deputados distritais ligados à educação. Do deputado Chico Vigilante (PT) veio R$500 mil de emenda, enquanto o deputado Leandro Grass (REDE) destinou R$150 mil para a obra. O restante do valor é proveniente do CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico).

Estiveram presentes no ato da assinatura a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura, o diretor do campus do Gama, Augusto Brasil, o vice-diretor do campus Gama, Sandro Haddad, o prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis, a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella e o superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Alves Cavalcante.

Durante a reunião para assinatura do documento, a reitora Márcia Abrahão destacou que essa obra é essencial para a universidade. “Esse estacionamento é aguardado pela comunidade do Gama desde 2011, quando o campus foi instalado. Todo ano era um sofrimento: em época de seca, poeira. No tempo de chuva, muita lama”.

A reitora desabafa que os prédios, que são novos, já estavam em estado de deterioração e equipamentos de altíssimo custo do curso de engenharia corriam o risco de serem perdidos. “Parece pouco, mas o estacionamento pavimentado e com drenagem vai dar uma maior qualidade até para nossas atividades acadêmicas que são ensino, pesquisa e extensão. Então só temos a agradecer”, declarou.

O diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior lembra que desde o final de 2014 luta para tirar essa obra do papel. “Infelizmente, em muitas situações, esbarramos em muita burocracia. Mas o importante é que este Governo, que está atento a todas as demandas antigas e essenciais do DF está viabilizando essas obras. Essa obra, em particular, é de fato um sonho que irá se realizar”, destacou Nacfur.

Para Augusto Brasil, diretor do campus do Gama, a assinatura da ordem de serviço hoje é a conclusão de um trabalho de anos, de negociações entre o DER, a Novacap e com o Governo do Distrito Federal. “Essa negociação passou desde o projeto junto com o DER à licença ambiental para a construção do estacionamento. Isso beneficia toda a comunidade que já está há muitos anos naquele campus e aguardando essa obra. Essa concretização trará a todos qualidade de vida!”, pontuou Augusto.

O diretor fez questão de deixar claro que os alunos sempre estiveram atentos a todo o longo processo pelo qual essa parceria entre DER, GDF e a universidade passou até chegar à concretização. “Nossos alunos estão muito ansiosos pela assinatura hoje e pela conclusão da obra daqui a 6 meses. Eles festejam mais do que os professores até. É uma conquista de todos nós”, finalizou Brasil.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo de Brasília