Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

DER constrói parada de ônibus e calçada para pacientes da Pestalozzi

 

Para muitos, a construção de um ponto de ônibus ou uma calçada pode parecer algo banal, mas para os pacientes da Sociedade Pestalozzi de Brasília é uma questão de extrema importância.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), em parceria com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), atendeu o pedido da Sociedade Pestalozzi, instituição gratuita e sem fins lucrativos que trabalha no atendimento de pessoas com idade superior a 21 anos com deficiências múltiplas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Há mais de 30 anos a organização não governamental solicitava junto ao poder público a construção de uma parada de ônibus e uma calçada que desse mais acessibilidade aos pacientes, porém os ofícios nunca foram levados em consideração.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para a construção da parada Geraldinho, nome com a qual o abrigo foi batizado em homenagem a um dos pacientes amparados pela entidade por ser o principal entusiasta da obra, foram investidos aproximadamente R$ 62 mil através de obra direta do DER/DF. O trabalho teve início no dia 25 de março e contou com a participação de 26 servidores.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para que o ponto de ônibus fosse erguido, Geraldo Burte contou com a ajuda de várias pessoas, entre elas a professora Ana Beatriz Goldstein, que contatou o DER/ DF e, em parceria com o DFtrans, rapidamente executou a obra em 15 dias.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para o homenageado, a construção do abrigo representa a realização de um sonho que parecia distante. “Agora não tem mais perigo, não precisamos atravessar pistas para chegar ao ponto de ônibus”, comemorou.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O diretor-geral do DER/DF comentou a importância dessa realização para os pacientes e reafirmou a prioridade do Departamento com as pequenas obras.  “Desde que assumimos o DER/DF nessa gestão, estamos focados na execução de pequenas intervenções que há muito tempo são pedidas pela população, a exemplo dessa baia de ônibus e dessa calçada para os pacientes da Pestalozzi, que fará muita diferença na vida de cada um deles”, disse Nacfur.

⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Pestalozzi

A Sociedade Pestalozzi atende, atualmente, 135 pessoas com deficiência intelectual, múltiplas deficiências, Transtorno do Espectro Autista e diversidade funcional. Na entidade são realizadas várias atividades, entre elas: salas temáticas artesanais, tapeçaria, bijuteria, artesanatos com reciclagem de garrafa pet, cozinha experimental, práticas sociais; alfabetização funcional; Espaço Integrado de Aprendizagem TEA (Transtorno do Espectro Autista), artes, música, atletismo, natação, futsal, bocha, jardinagem, Horta e Núcleo de Bem Estar Multiterapêutico – NUBEM.

A instituição também oferece atendimento à comunidade em geral com homeopatia, florais de Bach, cura prânica, reiki, musicoterapia e biodança.

⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Serviço

A inauguração oficial da obra será hoje (22), às 15h, no KM 10 da L4 Sul, entre a Procuradoria Geral da República (PGR) e o SCES trecho 3.

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500