Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/12/19 às 10h15 - Atualizado em 27/12/19 às 10h20

DER conclui 100 metros de pavimentação na Rua 3 de Vicente Pires

 

Aos poucos o cenário de lama e barro da Rua 3 é substituído pela cor cinza do asfalto. Mesmo em uma manhã chuvosa de véspera de Natal, homens e máquinas da Administração de Vicente Pires e do Departamento de Estradas de Rodagens (DER/DF) davam os últimos retoques nos primeiros 100 metros de asfalto na principal via da cidade, cujas saídas levam à Estrutural e à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

 

 

A obra é feita paulatinamente por questões ambientais. O solo é hidromórfico (saturado por água ou com excesso de umidade), o que dificulta a fixação da massa asfáltica. “Está sendo por etapas de 100 metros, para não perder o trabalho devido à chuva e porque a Rua 3 possui um solo hidromórfico. Ou seja, para o serviço não desmanchar é preciso uma bela engenharia. O morador de Vicente Pires vai começar o ano com a casa arrumada”, disse o administrador local, Daniel de Castro.

 

Para a drenagem dessa água foram instaladas bocas-de-lobo ao longo de toda a Rua 3. Para ajudar a dar vazão à água foram colocadas mais 15 grelhas de escoamento pela rua toda, a cada 60 metros. Vale lembrar que a avenida possui ao todo 1,3 quilômetros de obra já concluída, com asfalto, drenagem, calçadas e meios-fios.

 

 

O total de pista a ser asfaltada na Rua 3 é de 600 metros. O ponto inicial da pavimentação foi no trecho entre as ruas 10 e 8. A previsão é de que, durante o curso de 2020, sejam atingidos os 100% em toda a cidade. Ali está a padaria de Celso Castro, 40 anos, empresário que se diz empolgado com a conclusão da obra nesta gestão.

“Não vejo o momento de esse fim chegar e os clientes poderem frequentar meu comércio novamente”, frisa.

 

Embora a massa asfáltica ainda não tenha passado na porta da sua casa, o morador da Chácara 89, Jair Luiz de Oliveira, 66 anos, também se diz feliz com a proximidade da pavimentação. E olha que está perto. Cem metros também é a distância do trecho que já ganha aparência urbana com a capa de piche.

“Estou bastante contente com essa obra. Moro há 20 anos, desde quando não havia nenhum vizinho. Sonho com isso”, desabafa.

 

 

Com informações de Ary Filgueira, da Agência Brasilia

Fotos: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500