26/06/15 às 14h27 - Atualizado em 1/11/18 às 16h29

DER completa 55 anos e lança Mapa Rodoviário 2015

“Espero servir de exemplo para essa geração de trabalhadores que veste e sua a camisa da instituição”, declarou o técnico de estrada Luiz Carlos Martins, de 61 anos. O aposentado ingressou no Departamento de Estradas de Rodagens (DER) em 1973 e recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), durante a cerimônia de 55 anos de fundação da autarquia, a Ordem do Mérito Rodoviário por ser um dos funcionários mais antigos.

O governador Rodrigo Rollemberg participou da cerimônia e agradeceu aos servidores pelos trabalhos prestados ao longo de todos esses anos. “O DER representa o braço operacional do governo que garante toda a estrutura viária para o desenvolvimento econômico de Brasília”, destaca.

Na celebração foi lançado o Mapa Rodoviário 2015 do Distrito Federal. A versão digital atualizada está disponível no site do DER e, em breve, estará impressa na sede da autarquia e nas administrações regionais de Brasília. No material, o usuário tem acesso a informações sobre a malha rodoviária do DF, as principais rodovias da Região Integrada de Desenvolvimento e Entorno, e ao mapa turístico da região central da capital.

De acordo com o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, o mapa é importante para a comunidade, pois mostra a estrutura de mobilidade urbana do DF. “Além disso, ajuda os visitantes de Brasília a se deslocarem na cidade”, explica.

Atualização
Entre as principais alterações em relação à versão do ano passado, o mapa traz a indicação das rodovias recentemente pavimentadas, os corredores do Expresso Sul, as ciclovias implantadas no Plano Piloto e a redução da malha de responsabilidade do DER — antes eram 1.822 quilômetros e agora são 1.793 quilômetros. “Um trecho entre a DF-180, sentido Brazlândia, e toda a extensão da DF-240 passaram a ser administrados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) por estarem em uma rodovia federal”, esclarece o coordenador de Planejamento da autarquia, Rui Vieira.

O DER tem a missão de garantir a infraestrutura e operar o sistema rodoviário do DF. A pedido do governador, o departamento vai montar um projeto de modernização e reestruturação. Com o documento, a ideia é buscar o financiamento necessário para realizar as melhorias necessárias.

Além de Rollemberg e Luduvice, participaram do evento a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Florisvaldo Ferreira Cesar; o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas; o presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Jean Marcel; o diretor do Departamento de Trânsito (Detran), Jayme Amorim de Sousa; e os presidentes da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Maurício Luduvice, e da Companhia do Metropolitano (Metrô), Marcelo Dourado.

Confira aqui galeria de fotos do evento.