Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/19 às 17h09 - Atualizado em 19/03/19 às 9h01

Começa bem a operação com ônibus na faixa invertida da EPTG

Foi satisfatório o início da Operação EPTG, nesta segunda-feira (18), com os ônibus transitando na faixa invertida nos horários de pico dos dias úteis, das 6h às 9h (no sentido Taguatinga-Plano) e das 17h30 às 19h45 (sentido Plano-Taguatinga). No início da operação, verificou-se que houve melhora no fluxo de veículos e redução no tempo de viagem, dos ônibus e dos carros, em média de até 30 minutos.

 

Nesses horários, os passageiros com destino ao Plano Piloto passaram a embarcar nas paradas do canteiro central. Fora dos horários de pico, o fluxo dos veículos e os embarques e desembarques não tiveram alteração. Ao todo, 132 linhas passam pela EPTG, sendo que os ônibus de 63 linhas passaram a utilizar a via invertida. As demais 69 linhas continuam utilizando as vias marginais.

 

A operação vai durar um ano, prazo que as empresas terão para renovar a frota e adquirir ônibus com as portas dos dois lados. Enquanto os ônibus estiverem passando pela via invertida, os veículos leves contarão com uma faixa a mais.

 

A abertura da pista, às 6 horas da manhã, foi acompanhada pelo secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, juntamente com o diretor-geral do DFTrans, Josias Seabra, e com o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior. Eles aproveitaram para conversar com motoristas e passageiros – tendo inclusive embarcado em alguns ônibus.

 

Para garantir o sucesso da operação, o DFTrans fez a sinalização destinada à informação dos usuários dos ônibus. O DER sinalizou toda a extensão da EPTG e está presente com os agentes fazendo a fiscalização da pista e orientando o trânsito. A maioria dos motoristas e passageiros se mostrou bem informada e elogiou o início da operação.

 

 

Atenção na hora do embarque

Nos horários em que os ônibus passam pela faixa invertida, os passageiros devem ficar atentos, pois o embarque e o desembarque são feitos no canteiro central da EPTG, do lado da faixa reversa.

 

“Os passageiros devem ter bastante atenção e utilizar as passarelas para atravessar a EPTG”, alerta o diretor-geral do DFTrans. Seabra informou que os passageiros podem consultar as listas de linhas que irão passar pela faixa reversa e as que permanecerão nas vias secundárias, no site do DFTrans, mas lembrou que os cartazes afixados nas paradas também estão com essas informações. Há informações sobre a operação dentro dos ônibus e também na rodoviária do Plano Piloto.

 

A Operação EPTG foi criada pelo Governo do Distrito Federal e implementada por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), do DFTrans e do DER/DF.

 

 

 

 

  • Com informações do DFTRANS

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo de Brasília

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500