3/10/19 às 9h18 - Atualizado em 3/10/19 às 9h27

Buraco do Tatu passa por reforma no asfalto durante a noite

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) iniciou, em julho deste ano, a obra de revitalização asfáltica do Eixo Rodoviário (DF-002), popularmente conhecida como Eixão. Atualmente, o trecho em reforma é o Buraco do Tatu, no Eixão Sul.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O local é totalmente bloqueado no período das 22h às 5h, em dias úteis, para a realização dos serviços, com o trânsito desviado para a rodoviária. As obras neste trecho devem demorar mais uma semana e avançarão pelo eixo rodoviário sempre no sentido Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São investidos nesta obra R$13 milhões e o prazo de execução é de 180 dias.

A obra

Os serviços de revitalização asfáltica vão contemplar os 15 quilômetros de extensão da DF-002, e compreendem o rejuvenescimento com microrevestimento asfáltico da pista de rolamento – incluindo serviços de reparos localizados – e sinalização horizontal da rodovia, no trecho entre o Trevo de Triagem Norte (TTN) e o Trevo de Triagem Sul (TTS), além de faixa de pavimento de concreto entre o túnel do aeroporto e o viaduto da DF-051/DF-002.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O engenheiro do DER/DF responsável pelo serviço, Jarbas Alessandro Martins da Silva destaca que o principal objetivo da obra é aumentar a vida útil do pavimento dessa via, que é a porta de entrada de Brasília. “Vamos remover os buracos, os defeitos e as irregularidades no asfalto, proporcionando maior conforto e segurança aos usuários com uma pista de rolamento mais uniforme e regular”, disse Silva.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Toda a obra será realizada no período noturno para minimizar os transtornos no trânsito na principal e mais movimentada rodovia do DF, por onde passam aproximadamente 120 mil veículos por dia. Para a execução das obras são realizadas interdições pontuais, apenas nos trechos onde estiverem sendo realizados os serviços, com o trânsito de veículos desviado para os Eixinhos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Traz muita segurança trafegar por uma pista novinha em folha, com asfalto regular. Nós que trafegamos pelo eixão todos os dias estamos ansiosos pela finalização do trabalho”, comemora o bancário Pedro Luiz Sales, 51 anos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O ciclista Albertino Sá, de 47 anos, utiliza todos os domingos o Eixão do Lazer e destaca a importância do asfalto novo não só para os veículos, mas também para as bikes e demais meios de locomoção. “O asfalto aqui do Eixão não estava dos piores, mas já começava a apresentar uns buraquinhos, umas falhas. Isso traz risco a todos nós que andamos por aqui de bicicleta, skate, patins e patinete também. Ainda bem que o Governo não permitiu que chegasse em uma situação precária para começar a agir. Parabéns!”, finalizou.

Com informações da Agência Brasília

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo de Brasília