Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/14 às 17h19 - Atualizado em 1/11/18 às 16h30

Balão do Aeroporto é liberado para a circulação de veículos

Obra foi a primeira a ser entregue no Brasil com recursos do PAC Copa

 BRASÍLIA (5/5/14) – O Distrito Federal foi a primeira unidade federativa a entregar uma obra realizada com recursos do PAC Copa. A passagem subterrânea do Balão Sarah Kubitschek , que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, inaugurada nesta segunda-feira (5), foi entregue mais de um mês antes da Copa do Mundo. O túnel já foi liberado e beneficiará em torno de 100 mil motoristas que passam diariamente pela região.

“A capital do Brasil mostra a cada dia sua competência e capacidade em aproveitar os recursos públicos e os multiplicar. Foram investidos no local R$ 54 milhões, 40% a menos do previsto. E pretendemos utilizar essa economia fazendo mais uma obra próxima ao aeroporto também. Essa é uma bela obra que será aproveitada durante esse grande evento esportivo, mas que ficará como legado à população da cidade”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

De acordo com o diretor do DER, Fauzi Nacfur, começará a ser construído, assim que acabarem os eventos relativos à Copa do Mundo, outro viaduto, com o nome de Ferradurinha. “O objetivo é eliminar os dois retornos que ficam localizados após o Balão do Aeroporto. Não começamos sua construção antes porque sabíamos que não conseguiríamos entregar antes da copa, o que causaria mais transtorno sem necessidade”, declarou.

Foram plantadas um total de 700 mudas em substituição às 67 retiradas para a realização da obra. “Compensamos com dez vezes mais plantas. Foram 400 mudas de ipês das cores branca, roxa e amarela, 250 palmeiras e 47 flamboyants. E esse paisagismo foi entregue um mês antes do prazo, que seria junho. Um pedido que quero fazer à população é que respeite o que é construído em benefício de todos”, ressaltou o vice-governador, Tadeu Filippelli.

A obra, que conta com 700 metros de extensão, sendo 300 metros de área coberta, inclui duas vias marginais no trecho do Balão ao Aeroporto, que separam o trânsito local das vias expressas, além do túnel do balão e a restauração asfáltica de todo o trecho. Serão beneficiados, principalmente, os moradores do Park Way, Núcleo Bandeirante, Lago Sul, motoristas sentido saída sul, além dos usuários do aeroporto.

ÁRVORES – A Novacap fez o projeto de paisagismo para o local. Em novembro de 2013, 67 árvores da espécie sibipiruna foram retiradas do canteiro central da Estrada Parque Aeroporto para realização das obras do Expresso DF Sul. Elas foram replantadas no Viveiro II da Novacap. As sibipirunas têm, em média, 50 anos, e fazem parte da história de Brasília.

 

Fonte: Agência Brasília

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500