9/02/21 às 14h16 - Atualizado em 9/02/21 às 14h35

Aterro de 1 km garante segurança viária para usuários da DF-250

Obra faz parte de série de melhorias programadas para a rodovia, por onde trafegam 20 mil motoristas diariamente

Aterro passou por trabalhos de aterramento e compactação de duas mil toneladas de cascalho

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) concluiu neste final de semana a construção de um aterro de um km na DF-250, na área de chácaras do Itapoã.

O trabalho realizado na altura do km 8 da rodovia tem o objetivo de recompor o acostamento  do local, e assim proporcionar mais segurança e conforto para os cerca de 20 mil  motoristas que trafegam pelo  trecho.

Na benfeitoria, realizada por administração direta da autarquia, com maquinário do próprio órgão e mão de obra de 10 servidores, foi realizado o aterramento e compactação de duas mil toneladas de cascalho.

“Nos antecipamos ao tempo das chuvas mais intensas e realizamos logo esse aterro, porque com o passar do tempo, com as mudanças de clima e com o tráfego de veículos o solo fica desgastado e pode causar transtornos aos motoristas”, destacou o analista de gestão e fiscalização do DER/ DF, Paulo Izidoro.

Para o caseiro de chácara Sebastião Pereira, de 53 anos, o trabalho preventivo mostra que tanto os moradores quanto os motoristas não terão receio de serem vitimas de acidentes que poderiam ser provocados pelo desnível da estrada.

“É muito bom saber que o governo trabalha para evitar acidentes e com a criação desse aterro eu vou continuar dirigindo sem me preocupar que a qualquer momento a terra pode deslizar”, disse.

Mais melhorias

Em breve os motoristas que trafegam pela DF-250 vão poder contar com mais obras na rodovia.

Além da prevenção de acidentes no km 08, está em andamento a realização do projeto de recuperação de área degradada de faixa de domínio – área lateral à pista – existente na rodovia distrital no sentido Planaltina, entre o km 1 e o km 5. O serviço compreenderá a drenagem do trecho.

Após a finalização do projeto, será feita a licitação para a elaboração da obra.

Duplicação da via

Está em andamento o processo de licitação que vai definir a empresa que vai realizar a obra de duplicação de 5 km da DF-250. A abertura das propostas, na modalidade de concorrência por menor preço, está prevista para 12 de março, às 10 horas.

O investimento para a realização desta importante obra para o Distrito Federal será de R$ 11 milhões.

A área que passará por serviços abrange o trecho entre a DF-001 e a DF-015 e o acesso a Sobradinho dos Melos.

“A melhoria que vai beneficiar aproximadamente 30 mil motoristas passará pelas etapas de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, obras complementares e paisagismo”, adiantou o superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante.

Após a definição do certame e a assinatura da ordem de serviço a empresa vencedora terá 60 dias para iniciar a obra.

Alívio é o que sentiu o comerciante Flávio Marcelo Dias, de 45 anos, morador do Itapoã ao saber que finalmente a obra de duplicação da via vai sair do papel.

Ele conta que já perdeu dois amigos em um acidente de trânsito nessa rodovia, que conta com alto índice de acidentes.

“Por ser uma via de mão dupla, infelizmente muitos motoristas não respeitam a velocidade e acabam causando acidentes. Em uma dessas perdi dois grandes amigos numa batida frontal há alguns anos. É uma dor muito grande”, desabafou.

Viaduto

O DER/DF publicou na última terça-feira (04) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o aviso de licitação que vai definir a empresa para a construção do viaduto no trecho mais conhecido como balão do Itapoã /Paranoá.

O processo licitatório será realizado no dia 09 de março, às 10h, no auditório do edifício sede do departamento.

“Essas obras vão aumentar a fluidez do trânsito na DF-250. Isso vai melhorar a qualidade de vida das pessoas na hora de ir para o trabalho ou voltar para casa”, declarou o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior.