Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/12/20 às 17h11 - Atualizado em 16/12/20 às 10h57

Agentes de trânsito ministram palestra sobre segurança viária para motofretistas

Dados estatísticos apontam que, neste ano, 25 motociclistas perderam a vida depois de sofrerem acidentes nas rodovias distritais, enquanto que em 2019 foram 34 mortos pelo mesmo motivo.

 

Para promover a diminuição destes números alarmantes, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) realizou uma palestra voltada para 45 motofretistas da empresa Rappi.  O evento, ocorrido no último dia 07, também teve o apoio do Programa Brasília Vida Segura.

 

A ministração ocorreu no Auditório Celia Maria Menezes Sena, na sede do órgão, e foi apresentada pelos agentes de trânsito Rafael Cordeiro e Rafael Mauricio com o objetivo de aumentar capacitação pessoal, reforçar a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), manter as partes mecânica e elétrica da motocicleta em dia, além de reforçar a convivência harmônica no trânsito, o respeito à legislação, tendo como prioridade a valorização da vida.

 

O agente do Grupamento de Motopatrulhamento do DER, Rafael Maurício, destacou que a palestra faz com que os motociclistas relembrem dos quesitos de segurança e respeito às leis que em conjunto ajudam a salvar vidas.

 

“Mostramos para os motofretistas a importância de manter o hábito de usar os equipamentos de segurança sempre antes de conduzirem a motocicleta, seja para trabalhar ou em momentos de lazer. Também reforçamos a importância de conferir as condições mecânicas do veículo. São ações simples que podem evitar acidentes fatais”, instruiu Maurício.

 

Presente na preleção, o motociclista Wanderson Gomes, de 29 anos, ressalta que é importante participar deste tipo de evento que ajuda os trabalhadores do ramo de entrega a presarem pela segurança. “Foi muito bom estar aqui no DER para participar pela primeira vez deste tipo de evento que serviu para mostrar a importância dos cuidados necessários com a moto e também na forma de pilotar de um jeito mais seguro”, finalizou.

 

Em razão da pandemia esta foi a primeira ação do tipo realizada neste ano pela Gerência de Campanha Educativa do DER/ DF (Geced). Na última sexta-feira (11), às 7h, os caminhoneiros da empresa Mundial Atacadista, localizada em Samambaia, também receberam uma edição da palestra, que foi o último evento de educação deste segmento em 2020.

 

Agendamento

 

As palestras para 2021 poderão ser agendadas pelas empresas interessadas na capacitação de seus profissionais novamente a partir da segunda quinzena de janeiro, através do e-mail geced@der.df.gov.br

 

 

 

Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DER

SAM Bloco C - Setor Complementares - Ed. Sede do DER/DF - CEP: 70.620.030 Telefone Geral: 3111-5500